Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que tem sua 62º edição em Aracaju, atraem para a cidade mais de 4500 atletas de todo o Brasil, que acabam conhecendo novas culturas e trocando conhecimentos através da convivência entre si. Diversos atletas de diferentes localidades se reúnem no Centro de Convivência se conhecendo e conversando sobre vários assuntos.
É o caso dos dois atletas que vêm de Santa Catarina para disputar na modalidade de futsal. São eles Jean Schacker e Geovani Santos, que afirmam que os JUBs são, sem dúvida, um grande evento onde os atletas podem conhecer diversas culturas de todos os cantos do nosso país.
Jean Schacker fala da oportunidade da troca de experiências que os Jogos Universitários proporcionam. ?Com certeza acho que é uma oportunidade muito bacana, um momento que acontece uma grande troca de cultura. Nós viemos lá do Sul e encontramos o pessoal que vem lá do Norte, do Nordeste, de todos os cantos. Acho isso muito legal. Nos Jogos Universitários temos o momento em que acontece a disputa sadia na quadra, mas também temos momentos de descontração no Centro de Convivência e no refeitório?, conta o atleta catarinense.
O seu amigo e parceiro dentro de quadra, Geovani Santos, também afirmou a importância da convivência com outros atletas que os Jogos Universitários proporcionam. ?Participam aqui do JUBs pessoas de todo o Brasil, e acho de extrema importância ter esse convívio com novas pessoas, conhecendo novas culturas e tudo mais?, conta Geovani.
E essa opinião não é só da galera do futsal, Pedro Uchôa, que vem lá de João Pessoa, também acha que os JUBs promovem uma grande integração entre os atletas. ?Nós acabamos encontrando vários atletas de outros campeonatos e também de outras edições dos Jogos Universitários Brasileiros, isso é muito bacana, rever pessoas que gostamos muito e até grandes adversários. Acabamos conhecendo novas pessoas, sempre mantendo a rivalidade dentro de quadra. Fora da quadra é só alegria, acontece um intercambio cultural muito legal?, conta o atleta, que compete na modalidade de basquete.
Fonte: SECOM Aracaju