cecilia j

A poetisa, professora, pintora e jornalista Cecílica Meireles compeltaria 113 anos nesta sexta-feira, 7. A escritora nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de janeiro, e foi criada pela avó, que inspirou o livro ?Olhinhos de Gato?. Outras obras de destaque dela são ?Ou Isto ou Aquilo?, que reúne poemas delicados sobre escolhas.

?Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo… e vivo escolhendo o dia inteiro!?

Segundo a biografia do site Releituras, Cecília nasceu no dia 7 de novembro de 1901, e aos três meses perdeu o pai. Aos três anos, sua mãe também morreu e ela passou a ser criada pela avó Jacinta Garcia Benevides. Ela casou duas vezes e teve três filhas: Maria Elvira, Maria Mathilde e Maria Fernanda, além de cinco netos. Aos 63 anos, morreu de um câncer, no dia 9 de novembro de 1964.

Cecília também recebeu o Prêmio de Poesia Olavo Bilac, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Em homenagem, o Google ilustrou uma imagem da escritora em seu doodle:

CecliaMeirelesfaria113anosnestasexta-feira2

Outras obras
Outros destaques da literatura da escritora são: Romanceiro da Inconfidência (1953), Espectros (1919) e Viagem(1939). Os livros de Cecília foram traduzidas para o espanhol, francês, italiano, inglês, alemão, húngaro e outros.

Fonte: O Povo online