podio_afp.jpg

Foi um GP Brasil de emoção até as últimas voltas. A penúltima etapa da Fórmula 1 em 2014 teve, como esperado, uma briga particular entre as Mercedes valendo o título da temporada. Pole position, Nico Rosberg conseguiu segurar o ímpeto de Lewis Hamilton e ganhou a prova no Autódromo de Interlagos, indo a Abu Dhabi ainda com chances de evitar o bicampeonato do companheiro.

Felipe Massa, que cometeu dois erros na corrida, ficou longe das disputas e levou sua Williams ao terceiro lugar, garantindo o pódio pela segunda vez no ano. Ele excedeu o limite de velocidade na primeira parada e recebeu cinco segundos de punição; depois, invadiu o pit da McLaren pensando que era o de sua equipe.

Rosberg, assim, chega aos 317 pontos e fica 17 atrás de Hamilton. Como a pontuação nos Emirados Árabes Unidos será dobrada, o britânico será campeão sem depender de qualquer outro resultado caso consiga a vitória ou seja o segundo colocado.

Essa é a quinta vitória do alemão em 2014, a 11ª dobradinha da Mercedes, superando o recorde que pertencia à McLaren em 1988 com Ayrton Senna e Alain Prost – no entanto, se agora os alemães precisaram de 19 provas para alcançar tal marca, os ingleses obtiveram o feito com três a menos.

Jenson Button fez corrida consistente e garantiu o quarto colocado, diferentemente de Valtteri Bottas, que perdeu muito tempo em sua segunda parada para assumar o cinto de segurança e terminou o GP apenas ena décima colocação.

Sebastian Vettel fez boa prova e ficou em quinto, seguido pelos ferraristas Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, que travaram lindo duelo nas voltas finais, com o espanhol levando a melhor com muita paciência. Nico Hulkenberg chegou na oitava posição, e Kevin Magnussen conseguiu a nona colocação.

A corrida

A largada do GP Brasil ocorreu de maneira tranquila. Posicionado na pole position, o alemão Nico Rosberg assumiu a primeira colocação, seguido pelo britânico Lewis Hamilton. O brasileiro Felipe Massa completou o grupo dos três melhores.

Com o asfalto novo e a temperatura da pista elevada em Interlagos, a vida útil dos pneus foi reduzida. Logo na sexta volta, Massa fez sua primeira parada para trocar os compostos. Por desrespeitar a velocidade máxima nos boxes, o brasileiro acabou punido em cinco segundos.

Na 26ª volta, Massa realizou sua segunda parada e pagou a penalização, retornando na 13ª colocação. Dois giros depois, Hamilton perdeu o traçado e deixou a pista. Em seguida, parou nos boxes para trocar os pneus e viu sua desvantagem em relação ao líder Rosberg aumentar.

Apesar da punição por desrespeitar o limite de velocidade em sua primeira parada, Massa conseguiu reassumir a terceira colocação, à frente do britânico Jenson Button. O finlandês Valtteri Bottas perdeu muito tempo na segunda troca, aparentemente por um problema no cinto de segurança, e teve seu desempenho prejudicado.

Na 51ª volta, Felipe Massa e Jenson Button foram aos boxes juntos. O brasileiro de 33 anos se confundiu e fez menção de parar na McLaren. O vacilo custou alguns instantes, mas ainda assim o representante local retornou à pista na frente do adversário britânico.

Sem ser ameaçado por Felipe Massa, Lewis Hamilton tentou se aproximar de Nico Rosberg na parte final da corrida, mas não conseguiu atacar seu companheiro de maneira efetiva. O alemão, ganhador em Interlagos, diminuiu a vantagem do parceiro na liderança e, portanto, viaja para Abu Dhabi com esperanças renovadas.

Fonte: ESPN