O sistema de franchising tem mais de 20 anos. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de abrir uma franquia.
A consultora da Novoa Prado Assessoria em Varejo, Cristiane de Paula, explica que o primeiro passo é analisar em que tipo de negócio se deseja investir. Ela sugere que o empreendedor pense sobre os seguintes aspectos:
– Segmento: Ramo de negócios no qual se tem maior identificação ou alguma experiência no setor.
– Disponibilidade de tempo para se dedicar ao negócio: O potencial franqueado precisa definir se será o operador, se contará com sócios ou se a franquia será apenas uma opção de investimento.
– Capital disponível: É preciso ter claro o valor do investimento imediato e do capital de giro para os primeiros meses de operação. No caso de lojas em shopping ou centros comerciais, é preciso estimar também o investimento no ponto comercial.
– Região de atuação: Geralmente, as franqueadoras possuem uma política territorial que define o potencial de abertura de novas unidades. Havendo a possibilidade de se implantar a franquia escolhida na região, é necessário realizar uma análise da concorrência estabelecida e do perfil da população fixa e flutuante.
– Características pessoais: Seja honesto quando analisar sua habilidade para se relacionar com o público, liderança, perfil empreendedor e valorização dos padrões e regras estabelecidas pela franqueadora. Alguns negócios requerem conhecimentos específicos.
– Expectativas pessoais: É fundamental comparar suas expectativas pessoais e financeiras com o modelo de negócios apresentado pela franqueadora. Fique atento: o valor do faturamento depende do que você investirá.
Segundo Cristiane, o próximo passo é o contato inicial com a marca, que geralmente é realizado através de um cadastro no site da franqueadora. Nos primeiros contatos, é importante saber se a empresa é idônea no mercado, analisar documentos e planilhas e conversar com franqueados e ex-franqueados.
Antes de assinar o contrato, peça que um advogado analise os documentos e o ajude a modificar o que for necessário.
Fonte:Mundo Corporativo
Brava Segurança