Risoto: opção certa
Rápido de preparar, o prato pode ser a estrela principal ou coadjuvante de uma refeição
Prato adorado na mesa dos brasileiros, o risoto pode ser a estrela da refeição ou um coadjuvante de peso ? fica uma delícia como acompanhamento para carnes. De origem na cozinha italiana, a iguaria permite a introdução de diversos ingredientes, propiciando releituras de acordo com a culinária regional e específica de cada país.
A fácil preparação e a versatilidade fazem do prato um coringa no cardápio. Mas preparar um belo risoto tem alguns segredinhos e truques, revelados aqui.
O?tipo de arroz, a temperatura do caldo e o tempo de cozimento são alguns dos fatores que podem salvar ou arruinar uma receita.
A técnica do verdadeiro risoto explora as propriedades incomuns de certos tipos de arroz para obter o ponto ideal: bem úmido e com os grãos al dente. O arroz arbóreo é o mais indicado. Ao cozinhá-lo, o amido é liberado, produzindo a cremosidade. E, além de atingir o ponto certo, é mais fácil de ser achado no mercado.
O bom risoto deve também seguir os seguintes preceitos: pouca manteiga no início, o líquido usado e o arroz devem estar sempre ferventes, ser mexido constantemente, manteiga fria e queijo para finalizar. Depois de pronto, deixe o risoto descansar na panela e mexa com um garfo para soltar os grãos.
De frango, camarão, frutos do mar, legumes, queijo e até bacalhau, o risoto agrada aos paladares mais requintados. Por isso, reúna uma boa companhia, tome uma boa taça de vinho e comece a preparar essa delícia que separamos na edição de hoje para você: Risoto de Pêra com Gorgonzola, um prato saudável, sofisticado e fácil de preparar. Esta clássica receita merece ser a protagonista de um jantar. Bom apetite!
Receita da Semana
Risoto de Gorgonzola com Rúcula
INGREDIENTES
*1 xícara de arroz para risoto *1 litro de caldo de frango *1 cebola pequena bem picada *1 colher (sopa) de azeite extra virgem *1/2 xícara de vinho branco seco *200g de queijo gorgonzola picado *100g de rúcula picada.
MODO DE FAZER
1. Leve uma panela ou frigideira grande e de fundo grosso ao fogo médio alto. Acrescente o azeite e quando este estiver aquecido coloque a cebola. Deixe murchar e acrescente o arroz sempre mexendo.
2. Junte o vinho branco e assim que evaporar, coloque o caldo 150 ml por vez, sempre mexendo.
3. Passados aproximadamente 15 minutos, junte o queijo e continue mexendo.
O tempo de preparo é de aproximadamente 20 minutos. Quando o risoto estiver “al dente”, coloque a rúcula e mexa bem.
4. Sirva como entrada em pequenas porções ou como acompanhamento de carnes vermelhas
Rendimento: 4 porções
Harmonização
Tinto toscano de uma das vinícolas mais famosas da Itália. Produzido por Bonacchi, com uvas Sangiovese e Canaiolo. Não passa por carvalho novo, para manter o frescor. Tem aroma marcante e frutado. Seu sabor também é frutado, com boa acidez. Leve, com 12,5% teor alcoólico. Pronto para consumo, combina com massas, frios e carnes grelhadas. É perfeito com Risoto de Gorgonzola com Rúcula.