Na onda do ceviche
Receita típica peruana leva especiarias e frutos do mar
O ceviche é fácil de fazer, tem alto teor de proteína e pouca gordura.
Prato simples, gostoso e cheio de tradição, o ceviche entrou na crista da onda e acabou conquistando paladares e firmando espaço nos cardápio. Preparado com peixe de baixo teor de gordura marinado em molho cítrico, que pode levar suco de limão, laranja ou vinagre, a receita é ideal para o clima quente de verão.
Sua grafia e pronúncia podem variar de acordo com o país: ceviche, cebiche, seviche ou sebiche. A versão tradicional, que leva peixe cru marinado em suco de limão, cebola e pimenta, ganhou diversas releituras e hoje já cai no gosto de vários outros países latino americanos, inclusive o Brasil. Mas apesar de já ser conhecida no mundo todo, à receita é autenticamente peruana, e neste país o prato é tão popular e adorado que é comemorado no dia 28 de junho com feiras e eventos.
Preparar ceviche é tão rápido quanto devorá-lo. O segredo é ter ingredientes frescos e mantê-los em baixa temperatura durante o preparo. Portanto, nada de pescados congelados, independente da espécie que se escolha. Linguado, pescada branca, badejo, camarão, polvo, salmão e até manjubinha podem virar matéria-prima para o prato. Geralmente são agregados ainda cebola roxa, coentro, salsão, pimenta e um toque de gengibre. Outro elemento importante da receita é o limão. Ele é à base do leite de tigre, o molho que marina o peixe.
Pra você que está entrando na comilança de peixe, por causa da quaresma ou para ter uma alimentação mais saudável, aqui vai uma dica ótima: ceviche de salmão! A receita é muito rápida. Fica pronto em cinco minutinhos e é uma excelente entrada. Aproveite o final de semana e as temperaturas mais altas para degustar a receita que combina com a estação.
Receita da Semana
Ceviche de Salmão
INGREDIENTES
*300g de salmão fresco
*01 cebola roxa
*01limão siciliano
*01 ramo de manjericão
*01 colher (sopa) de tomilho
*01 ramos de sálvia
*Sal a gosto
*3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
*03 pimenta dedo de moça, cortada bem miúda e sem as sementes.
MODO DE PREPARO
1. Cortar o salmão em cubos pequenos.
2. Numa vasilha, misture a ele as ervas já picadas, raspas do limão, sal, pimenta e azeite. Fazer todo o preparo duas horas antes de servir.
3. Não é recomendado fazer o mesmo muito antes visto que o suco do limão cozinha o peixe, deixando seu sabor e textura alterados.
Harmonização
Vinho Montes Classic Reserva Chardonnay, um branco seco, produzido no Chile. É encorpado, rico, cremoso e de moderada acidez.
Até a próxima semana!!!
Abraços,
Osanilde Oliveira.