Nhoque da sorte
Celebrado todo dia 29, o prato pode ser preparado com diferentes molhos
Saboreando o nhoque no dia 29, acreditam ter sorte por 30 dias seguidos.
Você conhece a tradicional superstição do Dia do Nhoque? É um costume seguido, normalmente, pelos italianos. Reza a lenda que um frade andarilho certa vez bateu na porta de uma família pobre pedindo um prato de comida. Eles, muito solidários, resolveram dividir o nhoque. Depois de satisfeito o homem foi embora. Na hora de lavar a louça, retiraram tudo da mesa e descobriram que embaixo de cada prato havia notas de dinheiro. Desde então, a história se espalhou como símbolo de boa sorte e prosperidade.
Conhecido em italiano como ?gnocchi della fortuna?, o costume de comê-lo todo dia 29 do mês, bastante apreciado no Brasil, é também existente na Argentina, Estados Unidos, Uruguai e em outros países de imigração italiana. Mas, dentre as sortidas opções de massas, o nhoque talvez ainda seja a menos popular. Devido ao preparo feito de forma inadequada, muitas vezes é tido como ressecado, duro ou massento. O legítimo nhoque, quando preparado corretamente, derrete na boca e pode ter infinitas possibilidades de molhos, coberturas e recheios.
Para um bom resultado, o principal segredo está na escolha da batata, que é a base da massa. Segundo especialistas, o tipo ideal é a baraka ou a bintje. Ambas contêm pouca água e são bem sequinhas, dai requerem menos farinha. Essas variedades de batatas são dificilmente encontradas em supermercados, mas abundantes nas feiras livres. O restante da receita é bem simples: ovos, farinha de trigo e sal. Já os molhos podem ser mais explorados. O tradicional é o molho vermelho simples (ou ao sugo), feito com tomates e temperos. O bolonhesa é igualmente popular, assim como a combinação de ragu de carne. Molhos brancos e outras variações também criam pratos saborosos. É só usar a criatividade!
E como hoje é dia 29, que tal saborear um belo prato de nhoque e ainda arriscar a sorte? A nossa sugestão é uma receita de nhoque ao molho marinara. Buon appetito!
Receita da Semana
NHOQUE AO MOLHO MARINARA
INGREDIENTES
Massa:
*1 kg de batatas
*200 g de farinha de trigo
*1 ovo
*1 pisca de sal
*Azeite de oliva extra virgem
Molho:
*6 kg de tomates maduros
*6 dentes de alho descascados e picados
*¼ xícara de azeite de oliva extra virgem
*1 cebola branca
*12 folhas de manjericão fresco
*Sal (quantidade necessária)
*1 pisca de pimenta preta moída
*¼ colher (chá) de orégano
*½ colher (chá) de açúcar
MODO DE PREPARO
1. Massa: Comece por descascar as batata. Em seguida, coloque-as em uma panela com bastante água. Deixe cozinhar. Logo, retire da água e triture as batatas ainda quentes. Acrescente o ovo, uma pisca de sal e misture.
2. Aos poucos, adicione a farinha e, enquanto isso vá misturando os ingredientes. O resultado deve ser uma mistura homogênea e um pouco grudenta.
3. Ponha um pouco de farinha nas mãos e divida a massa em porções. À continuação, coloque outro pouco de farinha sobre a bancada da cozinha formando um círculo. Estique a massa sobre a bancada e use uma faca para cortar porções de 1,5 ou 2 cm.
4. Molho: Para começar, coloque para ferver uma panela grande com água até a metade e uma colher de sal. Lave os tomates e corte em cruz a parte superior. A seguir, coloque os tomates na panela e deixe-os cozinhar por um minuto. Retire da panela, deixe esfriar e descasque.
Dicas:
? Coloque azeite de oliva em uma panela grande, adicione o alho picado e deixe dourar. Logo, adicione a cebola e o manjericão picados e cozinhe por 5 minutos ou até ficar transparente.
? Acrescente o tomate e, quando a agua começar a ferver, reduza o fogo ao mínimo e cozinhe a fogo lento durante uma hora ou até ficar espesso.
? Condimente com sal, pimenta, orégano e açúcar e cozinhe por mais um minuto. Deixe repousar e sirva.
Harmonização
Sangiovese di Toscana 2012 (Bonacchi), vinho tinto produzido na Toscana/Itália.
Até a próxima semana, espero que gostem!!!
Abraços,
Osanilde Oliveira.