Na tarde desta sexta-feira, 12, aconteceu o encerramento das pré-conferências da Saúde de Aracaju. Na ocasião, 11 Unidades de Saúde da Família reuniram representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde em prol do debate construtivo para os próximos meses. Com o tema ?Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro?, ao longo da semana aconteceram reuniões com a finalidade de montar equipes e diretrizes, que representem Aracaju na X Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá em julho.
Além da renovação dos Conselheiros Municipais de Saúde e da eleição de 102 delegados (que irão representar os usuários do sistema SUS), durante esta semana os participantes das pré-conferências debateram e elaboraram propostas, dentro de seis segmentos: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade e participação social, valorização do trabalhador e da educação em saúde; educação em saúde, informação e política de comunicação do SUS; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde e ciência, tecnologia e inovação no SUS.
?Essas reuniões darão resultados satisfatórios. Estamos elaborando boas propostas e temos que destacar o papel dos cidadãos aracajuanos que vêm se empenhando nas pré-conferências. Em julho iremos homologar 40 propostas durante a X Conferência Municipal de Saúde, que resultarão na base discursiva da Conferencia estadual?, pontuou Joel Patrício de Lima, integrante do Conselho Municipal de Saúde, que participou da pré-conferência da Unidade de Saúde da Família Renato Mazze Lucas.
Para o Guarda Municipal, Jean Carlos, o convite para palestrar na Pré-Conferência foi imprescindível para explicar os tramiteis relacionados ao patrimônio público. ?Enquanto Guarda Municipal somos responsáveis pela conservação de diversos prédios públicos, incluindo as unidades de saúde. Nesta tarde explicamos, em nossa participação, como as pessoas devem preservar os postos, mostrando inclusive os problemas judiciais que podem ocorrer com quem depreda um órgão público?, disse.
Para a usuária da USF Walter Cardoso, Janaci dos Santos, a participação popular tem papel fundamental neste tipo de promoção das políticas públicas. ?Cheguei a USF para conversar com a enfermeira e acabei integrando a pré-conferência, onde pude contribuir com minhas ideias e fala para a elaboração de tópicos relacionados à saúde de meu bairro. Temos que fazer parte destes fóruns e conversar com os profissionais da saúde e com os participantes do Conselho Municipal de Saúde. Estas pré-conferências serão importantes futuramente para as mudanças que queremos ver na saúde da Capital e quero, enquanto cidadã, fazer parte deste processo?, enfatizou.
Além das USFs citadas na matéria acima, as pré-conferências aconteceram hoje, paralelamente, também nas unidades: Augusto César Leite (no bairro Santa Tereza); Niceu Dantas (no Mosqueiro); Celso Daniel (no Santa Maria); Dona Sinhazinha (Grageru); Fernando Sampaio (no bairro Castelo Branco); Amélia Leite (no Suissa); Dona Jovem (Bairro Industrial), Francisco Fonseca (no 18 do Forte) e Carlos Hardman Cortes (no bairro Soledade).
Fonte: Prefeitura de Aracaju