O rei da mesa
Do bolinho de arroz ao risoto, a mais perfeita tradução de simplicidade e sabor.
A proteína do arroz fica abaixo de outros cereais, mas o equilíbrio de aminoácidos supera os outros tipos de grãos.
Símbolo da fecundidade por acompanhar os recém-casados no matrimônio, o arroz é considerado um dos alimentos de maior importância na tradição gastronômica – nenhum outro serve de base para tantas receitas saborosas, seja no cardápio do dia-a-dia ou em requintadas refeições. Originário da Ásia e cultivado há pelo menos sete mil anos, o grão é encontrado em diversas variedades. Entre os mais consumidos, parboilizado, polido, preto, selvagem, arbóreo, integral e branco.
Apesar de ser um alimento essencialmente energético, o arroz é pobre em substâncias nutritivas por perder parte delas ao ser polido. Já o arroz integral, que conserva o germe e a parte externa do grão, é muito rico em fibras e nutrientes, além de conter proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B. O processo adequado de cozimento evita perda de nutrientes. Para cozinhá-lo é necessário colocar um volume de água que represente apenas o dobro de sua quantidade.
O arroz é um ingrediente comum da culinária em diversos países do mundo, embora cada país tenha o seu jeito de valorizar o cereal e os tipos específicos de grãos. Basta pensar nos risotos italianos, nas paellas da Espanha e no vasto receituário da culinária japonesa.
No Brasil, o arroz branco reina absoluto tanto nos restaurantes quanto nos lares. Ele permite infinitas variações. Imbatível na parceria com o feijão com quem anda de braços dados, o grão é ainda parte integrante da canja, faz casamento perfeito com picadinho e se permite adoçar sobremesas, além de ser bastante apreciado como aperitivo no famoso bolinho. É um dos ingredientes dos pratos frios compostos de cereais para o café da manhã e base excelente para saladas. O farelo de arroz também adiciona volume a biscoitos e pães.
Agora que tal saborear um arroz ao forno? A receita é bem simples de fazer e fica uma delícia. Sirva no almoço desse final de semana e arranque elogios de seus convidados.
Bom apetite!
Receita da Semana
Arroz de Forno Cremoso
INGREDIENTES:
*2 xícaras (chá) de arroz branco
*4 xícaras (chá) de caldo de legumes
*2 colheres (sopa) de óleo
*1 colher (sopa) de margarina
*1 cebola picada
*1 colher (sopa) de farinha de trigo
*1 xícara (chá) de leite fervente
*1 copo de requeijão ou creme de leite
*½ xícara (chá) de azeitona verde picada
*2 colheres (sopa) de salsa picada
*Queijo ralado a gosto
*Sal e pimenta dedo de moça picada a gosto
MODO DE PREPARO:
1. Ferva o caldo de legumes em uma panela, reserve.
2. Numa panela média, adicione o óleo, o arroz branco e refogue em fogo brando. Adicione o caldo de legumes e cozinhe até ocaldo secar.
3. Em outra panela, aqueça a margarina e doure a cebola. Junte a farinha de trigo e mexa até engrossar, formando um creme. Acrescente o requeijão, sal, salsa, azeitona, e a pimenta.
4. Coloque o arroz em um refratário, cubra com o creme e polvilhe o queijo ralado.
5. Leve ao forno pré-aquecido a 220°C por 10 minutos ou até dourar. Sirva imediatamente.
Rendimento: 6 porções
Até mais,
Osanilde Oliveira.