Quem busca espaço no campo profissional sabe que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Dessa forma, é necessário que o candidato invista em um currículo com experiências e qualificações, ou até mesmo o aprendizado de um segundo idioma. Sabendo disso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) – através do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – ofertou o curso de Espanhol Básico, iniciado no mês de abril e finalizado na manhã desta quinta-feira, 30. As aulas aconteceram no Centro de Autossuficiência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizado no Bairro Santos Dumont.
De acordo com o instrutor do curso, André Menezes, os alunos estudaram aspectos gramaticais e comunicativos da língua, além de aprenderem sobre a cultura hispânica por meio de poesias e músicas. “Foi muito bom. Eles são muito dedicados e empenhados, e isso contribuiu para que pudéssemos ver um pouco mais do que se oferta no Espanhol Básico”, afirma André. Segundo ele, em uma disputa por vaga de emprego, o candidato que domina outro idioma torna-se diferenciado dos demais. “Saber uma língua estrangeira é imprescindível para qualquer candidato ou profissão. Além disso, facilita muito o intercâmbio, por conta dos laços com o Mercosul”, completa o instrutor.
Investindo em novas habilidades
As aulas de espanhol superaram as expectativas de Damares Gouveia, 31 anos. Ela é estudante de Odontologia e compreende muito bem a necessidade de aprender um idioma estrangeiro, para dar continuidade aos estudos acadêmicos. “Se quisermos fazer uma especialização, uma pós, é preciso saber uma segunda língua”, conta a aluna, que também enfatiza a importância de se investir no currículo profissional. “A língua espanhola está crescendo, principalmente no Brasil, onde estão mais perto os países que falam essa língua”, diz Damares.
Foi em uma viagem missionária que o aluno Leandro Cruz, de 26 anos, obteve um contato mais próximo com a língua espanhola, em virtude da convivência com os nativos. Porém, o curso serviu para aprofundar ainda mais o conhecimento. “Foi excelente, atendeu as expectativas, eu não tinha o conhecimento pleno”, comenta Leandro. Apaixonado pelo idioma, futuramente ele deseja lecionar na área. “Ter o curso é importante, é um diferencial grande e faz com que o mercado de trabalho reconheça o profissional”, ressalta.
Aprendizado como terapia
As aulas de Espanhol foram terapêuticas para a aposentada Maria de Fátima Carvalho, de 58 anos. Além de adquirir conhecimento, ela conta que o curso auxiliou no tratamento contra a depressão. “O curso me deu uma perspectiva do que eu queria e me apresentou o que eu não sabia”, afirma a aluna, que já se inscreveu no curso de Inglês Básico. Formada em Pedagogia, ela incentiva os jovens a buscarem o conhecimento, algo indispensável para o crescimento profissional. “É uma oportunidade excelente, principalmente porque tem cursos gratuitos e enriquece o currículo de quem está começando”, reforça Maria de Fátima.
Fonte: SECOM Aracaju