No terceiro trimestre, mesmo diante dos efeitos da deflação de alimentos, a Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, registrou uma receita líquida de R$ 2,4 bilhões. O resultado segue impulsionado pelo cash & carry, que alcançou uma participação de 36%, com um crescimento de 5,1% em mesmas lojas. Outros destaques incluem importantes avanços alinhados à estratégia de expansão orgânica e iniciativas digitais para fortalecer a atuação da companhia frente a um ambiente econômico ainda desafiador.

 

No Rio de Janeiro, o grupo celebrou a abertura de mais duas lojas da rede de supermercados Prezunic, no bairro da Tijuca e no município de Maricá, na região metropolitana, totalizando 34 lojas. Com foco na experiência do cliente, as novas unidades possuem arquitetura moderna, oferecem a opção de pagamento por reconhecimento facial e o Fila Zero, serviço que combina a experiência física com a comodidade da entrega em domicílio.

 

Adicionalmente, Cencosud firmou um acordo com o iFood para adquirir 10 lojas no modelo dark store e, por meio da bandeira Spid, assumir a operação Express do iFood no Rio de Janeiro. Com isso, Spid praticamente dobra sua presença local, fortalecendo seu posicionamento no segmento de entrega rápida.

 

Ainda no digital, as bandeiras de supermercado GBarbosa, Bretas e Prezunic deram continuidade à realização de live commerce – ação que combina vendas online e entretenimento – e registraram um crescimento de audiência e uma taxa de conversão quatro vezes maior comparado ao patamar de conversão do e-commerce.

 

“Todas essas iniciativas e projetos refletem o foco da companhia em impulsionar as vendas e fidelizar nosso cliente, proporcionando a melhor experiência tanto em nossas lojas físicas quanto online”, pontuou o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los. No período, o grupo alcançou um Ebitda de R$ 141 milhões com uma margem de 5,8%.

 

Diversificando sua atuação, em agosto, a companhia anunciou sua entrada em um novo mercado brasileiro com o início da operação de Cencosud Media, unidade especializada em retail media. Combinando plataformas de analítica avançada à inteligência artificial e ao profundo conhecimento dos consumidores e regionalidade, CencoMedia contribui para que diversas marcas possam estabelecer estratégias 360° para alcançar os milhares de clientes.