Promover a cidadania e garantir os direitos de todos os cidadãos é uma obrigação para qualquer gestor público, e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através de suas secretarias, tem se empenhado para firmar este compromisso. Um dos exemplos é o apoio que a PMA tem dado às edições da Parada LGBT de Sergipe.
Na tarde desta quarta-feira, 19, o secretário de Comunicação Carlos Batalha recebeu a comissão organizadora da 14ª Edição da Parada LGBT de Sergipe, que tem à frente a presidente da ASTRA LGBT, organização que luta pelos direitos humanos e cidadania à comunidade LGBT, Tatiane Aquino de Araújo, e Marcelo Lima, presidente da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe(Adhons).
O secretário Carlos Batalha diz que atender ao pedido destas instituições é um dever de todo gestor. “É com satisfação, como nos anos anteriores nós iremos dentro da medida do possível, atender o pleito, porque é a obrigação do gestor público bem receber as instituições, principalmente porque a Astra tem uma bandeira que é exatamente esclarecer a população que, infelizmente, ainda age com preconceitos, às vezes com violência. Estamos em pleno terceiro milênio e temos que ser receptivos, eles lutam pelos direitos que eles acham que são corretos e nós da sociedade civil pública temos que respeitar”, esclarece o secretário.
A presidente da ASTRA, Tatiane Araújo, acha muito positivo o apoio da Prefeitura ao evento, e acredita que serve para derrubar preconceitos e auxiliar na garantia dos direitos dos homossexuais. “É importante a administração municipal reconhecer a importância da Parada LGBT, uma vez que em 2008 foi votada no Legislativo como parte do calendário cultural da cidade através de lei. A parada tem um papel duplo, tanto fortalecendo o turismo de Aracaju e do estado de Sergipe, como um papel social de esclarecer e tentar diminuir o preconceito e a discriminação de uma comunidade que dentro da sociedade tem deveres iguais, mas ainda é ceifada de alguns direitos por conta da homofobia, que não traz bem algum”, afirma Tatiane.
Já Marcelo Lima, presidente da Adhons, fica feliz por apoiar a Parada LGBT e pela representatividade social que o vento tem conseguido. “A Adhons fica sempre contente em participar desses eventos, por ser parceira da Parada e por acreditar que é um dos espaços mais democráticos e formado por todas as tribos, independente de etnia, crença ou condição social, e onde todos os LGBTs participam e celebram a vida, além de servir também como uma oportunidade de lutar por políticas públicas”, finaliza Marcelo.
A Parada LGBT
Com o tema “Nós também somos família”, a 14ª Edição da Parada LGBT de Sergipe acontece no dia 30 de Agosto. A concentração será nos Arcos da Orla de Atalaia, a partir das 14h, com desfiles de trios elétricos e DJs.
Fonte: SECOM Aracaju