Como parte das atividades do Curso de Formação de Agentes e Escrivães de Polícia Civil, alunos, recém-aprovados, participaram na última terça-feira (29), no Teatro Atheneu, de uma tarde de palestras coordenadas pela Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese) e Defensoria Pública do Estado de Sergipe. ?A coordenação do Investigado na Persecução Criminal? e ?Democracia e Polícia? foram os temas abordados pelos palestrantes, os defensores públicos Sérgio Barreto Morais (presidente da Adpese) e Ermelino Costa Cerqueira (diretor da Adpese e coordenador do Núcleo de Flagrante Delito e Acompanhamento a Presos Provisórios da Defensoria Pública), respectivamente.
Segundo o delegado Jocélio França Froés, diretor geral da Academia de Policia Civil de Sergipe (ACADEPOL/SE), foi montada uma parceria com diversos órgãos para os 460 alunos matriculados no curso de polícia, sendo 400 agentes e 60 escrivães. ?Os alunos não têm somente uma formação de uso de algema, armamento, munições, tiro ao alvo, técnicas de abordagem, mas também de especialização jurídica vez que todos eles têm curso superior. 70% desses que estão aqui hoje são Bacharéis em Direito?, conta. ?Com esse padrão de curso agente espera em contrapartida o apoio dessas instituições para junto ao Governo intermediar a nomeação maior possível, porque o edital só prevê a nomeação de 100 agentes e 20 escrivães?, finaliza.
O evento, que teve por objetivo o aprimoramento da atividade policial ante as demandas sociais, foi instituído durante um Curso de Manuseio de Arma de Fogo que a ACADEPOL/SE desenvolveu para os defensores públicos. ?O objetivo é buscar uma interação entre instituições outras apartadas?, ressalta o presidente da Adpese, Sérgio Barreto Morais.
?Essa formação é muito importante para os futuros policiais civis e a instituição. Dr. Jocélio e os demais que estão à frente da formação dos nossos policiais têm feito um excelente trabalho. Com certeza os concursados sairão preparados tanto para labuta diária quanto para vida?, afirma.
O encontro contou com as presenças também do diretor da ACADEPOL/SE, Aerton Barreto; e vice-diretora da Gerisula Moraes, da equipe pedagógica da ACADEPOL/SE.
Fonte: Osanilde Oliveira (Assessoria de Imprensa)