Agachar é nada mais que o movimento de sentar e levantar, um movimento natural que realizamos várias vezes no decorrer do dia. O agachamento é um exercício para os membros inferiores, seria errado caracterizá-lo como apenas um exercício para o quadríceps, se apenas o quadríceps fosse solicitado nesse exercício ao tentarmos realizar o movimento cairíamos para frente, portanto o glúteo, os posteriores de coxa, a panturrilha, os eretores da espinha, todos os músculos do CORE participam desse exercício, esses dois últimos fazem com que a coluna fique alinhada na hora do movimento, claro que uns participam mais ativamente que outros.
Vocês sabiam que no agachamento o músculo mais ativado é a panturrilha? Pois é, mas nem por isso ele se caracteriza como um exercício de panturrilha, mas como não sentimos muito a panturrilha sendo trabalhada achamos que ela não está sendo recrutada, que ela não participa do movimento.
Ficamos muito presos a ideia de que para o músculo ser bem trabalhado devemos senti-lo na hora que realizamos o movimento, buscamos a tal da “queimação”, pois vejamos o exemplo da cadeira extensora nela o trabalho do quadríceps fica bem isolado com isso sentimos nossas coxas queimarem, por meio de vários testes e pesquisas é comprovado que no agachamento profundo os quadríceps são mais recrutados e bem trabalhados que na cadeira extensora.
Um dos grandes questionamentos sobre o agachamento se refere a sua segurança e a maior dúvida é até onde devemos agachar. Sim o agachamento é um exercício seguro desde que executado de forma correta, inclusive foi comprovado que o agachamento é mais seguro do que a extensão de joelhos (cadeira extensora) e do que a corrida e até o agachamento unilateral foi considerado mais seguro do que uma simples caminhada.
Fazer agachamento parcial pode comprometer a funcionalidade do praticante, em especial nos idosos. A maior amplitude gera mais ganhos de força, maior ganho de massa muscular e diminuição da gordura subcutânea. Diminuir a amplitude e aumentar a carga não irá gerar maior sobrecarga no músculo, além de ineficiente não é uma prática segura. Os piores ângulos são os próximos aos 80º, aquele ângulo que antigamente era considerado o mais seguro, é exatamente nessa angulação que ocorre maior compressão tíbio-femural e patelo-femural, depois desses ângulos as forças compressivas começam a cair, por isso agachar a fundo não é perigoso, perigoso é realizar o movimento parcial, com sobrecarga e repeti-lo várias vezes.
O agachamento não é indicado para iniciantes, antes de realizá-lo procure um professor que te oriente e que já te acompanhe nos treinos.
Nas próximas matérias teremos mais alguns questionamentos sobre o agachamento.
Gostaram?! Tire suas dúvidas, pergunte e dê sugestões para as próximas matérias… até mais!
Flávia Teles
Educadora Física & Personal Trainer
Tel.: +55 79 9976-0460 | E-mail: [email protected]