Manter o peso ideal é um cuidado fundamental para prevenir e controlar diversas doenças, como Hipertensão, Diabetes, dentre outras enfermidades. Pensando nisso, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), em parceria com uma equipe da ?Academia da Cidade’, promovem o projeto ?EmagreSaúde’, no conjunto Bugio. A ação ligada à USF Lauro Freitas Rocha, desenvolvida Associação de Moradores do conjunto, é direcionada para usuários do SUS que estão com excesso de peso, obesidade ou se encontram em grupos de risco.
Na tarde desta quinta-feira, 15, cerca de 30 pessoas compareceram à Associação de Moradores do conjunto para se inscreverem no projeto e receber orientações sobre as atividades, dietas alimentares e outros informes passados por duas nutricionistas, uma farmacêutica e um educador físico do Programa Academia da Cidade.
Segundo Bárbara Chagas, nutricionista do Nasf, os participantes receberão acompanhamento médico quinzenal. “A cada 15 dias vamos realizar reuniões para fazer o acompanhamento do progresso dos usuários, passar cardápios específicos e realizar as medições. Nesse primeiro momento está sendo feita a triagem para depois iniciarmos um trabalho individualizado com cada um”, explica. Essa turma será fechada com 35 pessoas, mas haverá uma lista de espera para quem quiser participar da próxima edição do projeto.
Aprovação da população
Força de vontade é um dos pontos mais apontados pelas pessoas para conseguir o peso ideal. É o caso da senhora Nadi Lima, que já perdeu peso, mas recuperou várias vezes. “Esse projeto é uma oportunidade muito boa para que nós possamos perder peso. Fiquei sabendo por meu agente de saúde e não pude perder a chance de me inscrever. Sem força de vontade o apoio do pessoal do projeto não ajuda”, conta.
Para Ana Alda dos Santos, manter o peso na medida correta pode ajudar a controlar algumas de suas doenças. “Sofro de Hipertensão e Diabetes e quero muito emagrecer. Também preciso seguir as orientações passadas e ter força de vontade para conseguir meu objetivo. Projetos como esse ajudam não só a saúde, como também a autoestima dos moradores do bairro”, comenta.
Além do acompanhamento os usuários também contarão com o apoio dos profissionais da ?Academia da Cidade’ realizando atividades aeróbicas, localizadas e circuitos devidamente adaptada para cada pessoa. As atividades físicas vão acontecer três vezes na semana.
Fonte: SECOM Aracaju