Nesta quinta-feira, 5, o Programa Academia da Cidade, que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde, através da Coordenação de Promoção à Saúde, deu início às atividades de ginástica aeróbica e exercícios físicos para os participantes do novo Polo da Academia, que está funcionando no Parque da Sementeira. As atividades continuarão sendo realizadas nas terças e quintas-feiras (das 16h30 às 18h). Neste primeiro dia, o novo polo teve uma grande adesão da população, que participou de todas as atividades desenvolvidas. Mais de 80 pessoas participaram das atividades.
Segundo o coordenador do Programa Academia da Cidade, Ivan do Nascimento Soares, inicialmente o polo será montado para os exercícios, no mesmo local onde funciona a pista de patinação do Parque (lado esquerdo de quem entra). ?Teremos uma professora aplicando ginástica aeróbica (laboral e temática). Nosso objetivo é contemplar todos os atletas que já praticam suas atividades aleatoriamente dentro da Sementeira. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já começou a divulgar esta novidade, tanto para os funcionários do Parque quanto para o público que circula por lá. Queremos uma adesão significativa de novos alunos?, pontuou.
De acordo com Ivan, os exercícios aeróbicos são essenciais para quem deseja perder peso. ?São movimentos que proporcionam gasto calórico e também fortalecem a musculatura do corpo, porém, contribuem também para dar qualidade de vida a pacientes hipertensos e diabéticos?, explicou o coordenador.
Qualquer pessoa que ainda tiver interesse de se inscrever, basta comparecer munido do cartão do SUS, identidade e comprovante de endereço. ?É importante que aluno faça a ficha de inscrição anamnese (espécie de avaliação oral), para em seguida darmos continuidade ao atendimento do mesmo, a partir do apoio das Unidades de Saúde da Família (USFs). Ainda assim, quem não levar esta documentação poderá participar da aula, porém solicitamos que aderindo ao Programa, o aluno na aula seguinte traga a documentação para cumprirmos os protocolos de atendimento?, disse Ivan.
Fonte: SECOM Aracaju