Os festejos juninos são um dos eventos mais aguardados de Sergipe, tendo as quadrilhas como um dos principais destaques das comemorações. Evidenciando a importância do ‘País do Forró’ para o circuito junino, o estado sediará a 9ª edição do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, maior competição do gênero em todo o país. O campeonato acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. A expectativa é reunir mais de 1.500 competidores de todo o Brasil.
Sergipe foi escolhido entre 16 federações estaduais filiadas à Confederação Nacional, sendo o segundo estado do Nordeste a sediar o Conaqj. De acordo com Michael Helry, presidente da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (Conaqj), a escolha de Sergipe para sediar o evento se deu graças ao reconhecimento que a tradição quadrilheira tem recebido.
“No ano passado, acompanhamos o grande impulso dado à campanha ‘Sergipe, o País do Forró’ pela nova gestão estadual. Além disso, em 2023 e 2024, a assembleia nacional da Confederação foi realizada em solo sergipano, onde os estados presentes votaram por unanimidade para sediar o evento no território, prontamente acolhido pelo Governo de Sergipe”, detalhou.
Ao todo, 16 estados estarão representados na competição: Roraima, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão. As 18 quadrilhas campeãs de cada disputa estadual participam da disputa. Sergipe, por ser o estado anfitrião, terá o privilégio de levar duas quadrilhas representantes para a grande final.
Fonte: Governo de Sergipe