Encerrada mais uma edição do carnaval oficial de Aracaju, o Carna Caju, e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) não registrou nenhuma ocorrência policial no circuito da folia, durante os cinco dias da programação. Incumbida de resguardar os serviços públicos municipais ofertados na festa e de atuar na segurança do munícipe em parceria com outras instituições, a GMA alcançou seu principal objetivo: garantir a paz por meio da ostensividade, coibindo práticas delituosas.
Foram 350 guardas empregados em todas as noites na Orla de Atalaia, distribuídos em todo o perímetro do Carna Caju. Guarnições fizeram a segurança da base do SAMU, apoiaram a vigilância sanitária durante a fiscalização dos vendedores ambulantes e marcaram presença nos camarotes da acessibilidade e das autoridades. Para auxiliar a Polícia Militar, três patrulhas circularam na arena.
Quem optou por ir de ônibus à festa, não se decepcionou porque encontrou o terminal de integração da Atalaia reforçado. Além do efetivo diário, foram empregados mais cinco guardas municipais (GMs) e uma viatura, possibilitando maior tranquilidade aos usuários do transporte coletivo, que se depararam com um maior fluxo nos dias de festa.
O sucesso do trabalho foi revelado pelos parceiros da GMA, a exemplo da Vigilância Sanitária, que conta sempre com uma equipe de GMs na fiscalização. “Esse apoio é importante para a nossa segurança, porque quando estamos sozinhos, os clandestinos começam a resistir a nossa ação. Porém, a presença do guardião, fardado, intimida a ação deles contra a gente”, destacou o gerente Geraldo Santana, que explicou que a essência do trabalho da Vigilância no Carna Caju foi a apreensão do gelo clandestino.
A supervisora do Samu, Keyla Galdino, também falou da necessidade da parceria com a GMA. “A Guarda se faz muito necessária. As guarnições que prestaram o apoio foram eficientes. A presença do guarda inibe muitas ações das pessoas que vem com má índole, a exemplo do Projeto Verão, quando um homem se exaltou com a colega da enfermagem e a guarda agiu de prontidão. Eu sou 100% a favor da guarda em todos os eventos”, reforçou.
A preocupação da GMA com a prevenção é prioridade, como demonstrou o diretor geral coronel Enilson Aragão: “mais uma vez, a ação de reforço da Guarda resultou na tranquilidade e na harmonia. Todo o evento transcorreu dentro das nossas expectativas, de um carnaval com paz, onde as famílias aproveitaram a festa num clima de segurança. A GMA buscou e busca dar maior visibilidade a atuação preventiva, sendo parceira dos órgãos que integram o município e das demais forças de segurança que também atuaram na festa. A GMA desenvolve um trabalho cidadão, garantindo um ambiente livre da violência e da criminalidade”.
O secretário Josenito Vitale (Nitinho), gestor da Secretaria de Estado da Cultura (SEC/Funcaju), promotora da festa, fez questão de ressaltar o preparo dos agentes e da instituição para atuar nos diversos eventos ofertados pela Prefeitura para a população. “A Guarda está preparadíssima, com pessoas experientes na linha de frente e GMs que exercem um papel de importância grandiosa, tanto na parte da segurança como na parte do tratamento dos cidadãos aracajuanos. Eu só tenho que agradecer e pedir a Deus que ele possa abençoar os guardas que venham, como sempre, em paz apoiar os eventos da Prefeitura, com esse espírito aberto de amor e carinho, porque não é só a presença da Guarda, é também a educação, o carisma e a forma parceira no trato com o cidadão, que marcam o trabalho do órgão. Parabenizo e torço que essa parceria só possa crescer e engrandecer mais ainda os grandes eventos”, concluiu.
Além de estar presente nos cinco dias do Carna Caju, a GMA também colocou efetivo no “Carnaval Orla Pôr do Sol”, que aconteceu no dia 02 de março e no “Carnaval de rua Trio Bloco Papelão e Reciclagem”, realizado no bairro América nos dias 03 e 04 de março. A Guarda esteve presente também nas prévias que antecederam o carnaval, como o “Carnaval do Carro Quebrado”, o “Galo do Augusto Franco” e o “Projeto Verão”.
Fonte: SECOM Aracaju