?Com agito diário acabamos ficando cansados, sem animo. Uma amiga me chamou para me escrever no Pólo da Academia da Cidade, hoje me sinto mais disposta, minha saúde melhorou. Quando estou aqui com a turma esqueço de tudo, principalmente dos problemas. Eu tinha muita dor na coluna, dores insuportáveis, então, o médico da Unidade de Saúde Hugo Gurgel, me recomendou fazer atividade física aqui na Academia da Cidade, agora sou outra pessoa?, relata a mais nova atleta de 54 anos, Raimunda Freitas Abreu, que participa do polo da Coroa do Meio.
A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) quer afastar a população do sedentarismo. Para isso, investe cada vez mais na prática de atividades físicas voltadas à saúde e bem-estar dos aracajuanos com o Programa Academia da Cidade, distribuído em vários polos da cidade. O programa possui professores de educação física capacitados, oferecendo diversas atividades no intuito que os moradores tenham uma vida mais saudável. Um dos temas mais debatidos no mundo é o sedentarismo, pessoas cada vez mais obesas, com problemas de saúde e cada vez mais cedo.
O coordenador da Academia da Cidade, Ivan do Nascimento Soares, explica que o programa funciona todo dia. ?De manhã as atividades começam às 5h da manhã até às 8h, já a tarde funciona das 15h30 até às 18h. Não existe faixa etária, todos podem praticar atividade física. No polo da Coroa do Meio, tem jovens de 15 anos até 90 anos. O importante é manter o corpo e a mente em movimento, ter uma boa alimentação também é fundamental?, informou.
A SMS firmou uma parceria com a Universidade Tiradentes, onde todas as quartas-feiras, à tarde, os estudantes residentes de fisioterapia, realizam atividades com rodas de conversa para tirar dúvidas dos usuários. ?Toda semana, tentamos trazer um tema novo para depois das atividades. Eles também passam por aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros procedimentos. Essa parceria entre a Prefeitura e a Unit permite que consigamos cuidar da saúde da população e colocar esses futuros profissionais em contato com a realidade que ele vai encontrar fora da sala de aula?, informa o professor e preceptor da Unit do Projeto Saúde Coletiva, Lucas Gama.
Fonte: SECOM Aracaju