futuro - aracaju

Questões e projetos de acessibilidade foram discutidos pelos vereadores de Aracaju durante sessão desta terça-feira, 09. Na ocasião, o comprometimento da atual gestão municipal, em garantir o direito do aracajuano de ir e vir com qualidade, foi elogiado por muitos parlamentares.

O vereador Lucas Aribé usou a Tribuna para destacar a realização da 2º edição do projeto ?Aracaju Acessível’, que acontecerá a partir do próximo dia 14, em comemoração ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. O vereador também aproveitou o momento para agradecer o apoio que tem recebido do Poder Executivo Municipal para realizar o evento.

“O prefeito João Alves Filho tem sido muito sensível em atender os nossos projetos, pois sabe que a acessibilidade é vital para garantir a cidadania da população. Estamos muito satisfeitos de poder contar com o apoio das secretarias parceiras, como a do Meio Ambiente (Sema), da Educação (Semed), da Defesa Social e Cidadania (Semdec), bem como a Guarda Municipal (GM) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT)”, pontuou Lucas.

Representante do Poder Executivo junto aos membros do Legislativo, o secretário Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, demonstra total satisfação em acompanhar o desenvolvimento de projetos como este, referente ao Dia instituído a partir da Lei 4.444/2013. “Os amigos vereadores têm participação assídua em diversos projetos. No tocante à acessibilidade sabemos o quanto nossa cidade tem evoluído e quanto ainda pode evoluir. Nosso papel é este: aprimorar Aracaju para atender às necessidades de todo o seu povo. Só este ano já tivemos grandes ações, como a campanha ?Esta vaga não é sua nem por 1 min’, realizada em parceria com a SMTT, nos estacionamentos dos shoppings da capital. Aproveito para parabenizar o amigo Lucas Aribé, por este excelente projeto em alusão ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência”, comentou o secretário Juvêncio Oliveira.

O vereador Max Prejuízo também enfatizou o trabalho realizado pela atual gestão municipal e classificou como extremamente importante as obras de acessibilidade e de mobilidade urbana da capital. “A qualidade das ciclovias é uma prova disso. Hoje temos uma extensa malha cicloviária e calçadões sinalizados em grande parte da capital. Fico imensamente feliz de poder ver a Câmara e o Poder executivo trabalhando em harmonia em prol da população”, declarou.

Na programação da 2º edição do projeto ?Aracaju Acessível’ serão realizadas oficinas de Braile e Libras, e língua brasileira de sinais. As atividades durarão sete dias e trarão à população uma ampla e diversificada programação. A primeira ação será o ?Pedalando sem Barreiras’, que acontece no domingo (14 de Setembro), às 8h, com saída do Mirante do Calçadão da 13 de julho em direção à Orla de Atalaia. Durante toda semana será realizada também a distribuição de cartilha informativa da Prática do Direito das Pessoas com deficiência.

Fonte: SERCOM Aracaju