O Museu da Gente Sergipana realiza durante esse mês o evento “Agosto Mês das Culturas da Gente 2016”, que começa nesta sexta-feira (5) e segue até o dia 27 de agosto.

As apresentações acontecem todas as sextas-feiras e no sábado (27) um passeio será realizado pelo município de Laranjeiras.

Segundo os organizadores, o objetivo é difundir e valorizar as expressões populares tradicionais e as releituras e reinvenções, de modo a fortalecer o Museu da Gente Sergipana como um equipamento cultural dinâmico, que recebe grupos artísticos e culturais e dá oportunidades ao público de experimentar e ter contato com as culturas da gente sergipana.

Dessa forma, as atividades envolvem não apenas tradições populares, mas também criações artísticas nelas inspiradas, a exemplo de exibição de documentários, oficinas, lançamento de linha de produtos, passeio cultural, além de ações educativas realizadas pelos educadores do MGS baseadas no conjunto de expressões e estudos das criações culturais coletivas e individuais que fazem parte deste universo e que vem se transformando através do contato entre culturas.grande-ARTE

Programação
Na sexta-feira (5), acontecerá o Cinema no Museu, com a exibição dos documentários “Conversa com Cascudo”, de Walter Lima Jr., e “Nadir da Mussuca”, produção sergipana de Alexandra Dumas, ambos com classificação livre. Já às 18h, haverá apresentação do Grupo de Percussão do Conservatório de Música de Sergipe, o PercusSE.

Na sexta-feira seguinte, dia 12, às 14h, haverá mais uma sessão de Cinema no Museu, dessa vez com a exibição do filme ‘Tarja Branca’, de Cacau Rhoden, também classificação livre. Das 15 às 18h, o projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas, desenvolvido pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras, lançará, através do Coletivo Japaratuba em Rede, uma linha de produtos inspirada nas referências culturais do município.
Enquanto isso, às 16h, acontecerá a Oficina de Brincadeiras Populares, com a professora Jussara Rosa e alunos do Curso de Dança da UFS; e às 17h será a apresentação cultural São João na Roça e Zabumbadores do Mestre Adão, de Japaratuba.

No dia 19, também sexta-feira, a sessão de cinema com mais uma exibição dos documentários “Conversa com Cascudo” e “Nadir da Mussuca”, será às 18h, seguida de uma roda de Samba de Pareia da Mussuca.

A brincadeira no museu segue no dia 26, às 15h, com a batucada Pisa Pólvora, do município Estância. E encerrando a programação, no sábado dia 27, a celebração da cultura popular será com o Passeio Laranjeiras Cultura Viva (Mussuca/Laranjeiras), uma oportunidade de vivenciar a cultura do município Laranjeiras junto aos mestres e grupos que fazem a história do patrimônio cultural e imaterial da cidade, indo ao lugar dessas pessoas e conversando com elas sobre a expressão cultural que representam.

A saída será às 13h30 com retorno às 17h e o valor será R$ 40,00, incluindo transporte e quantia a ser revertida para os mestres e grupos visitados.

A reserva de vaga para o passeio deve ser feita pelo telefone (79) 3042-1994 – Brisa Tour.

Fonte: G1 Sergipe