A palavra está em alta HIIT, High Intensity Interval Training, ou seja, no português treinamento intervalado de alta intensidade, ao longo da matéria iremos ver muito em a palavra INTENSIDADE, pois é a intensidade que faz o método ser efetivo.
Há anos o modelo de treino onde o volume (quantidade de exercícios ou horas) prevalece sobre a intensidade (dificuldade) tem deixado o aluno por várias horas dentro de uma academia ou em cima de uma esteira. Nos dias atuais onde o que menos as pessoas têm é tempo, acaba acontecendo que desistem e o HIIT, que não é novidade, vem ganhando força e cada vez mais está ai para solucionar todos os problemas trazendo eficácia e acabando com as desculpas de falta de tempo.
Estudos recentes concluíram que: Os treinos contínuos foram os piores em oxidar gordura e os piores em melhora do consumo máximo de oxigênio. Podemos concluir então, que o HIIT induz mais ao emagrecimento que treinos contínuos. Se tem uma coisa que a literatura enfatiza, é que o processo de emagrecimento está direta e proporcionalmente ligado ao metabolismo basal de repouso. E já é sabido que quem determina a aceleração de nosso metabolismo é nossa massa muscular. Treinos com características aeróbias não têm a capacidade de induzir ao aumento de nossa massa magra, pelo contrário, dependendo do volume pode até diminui-la. Já o HIIT, faz exatamente o contrário.
Para que o HIIT seja eficiente deve ter a máxima intensidade possível em cada um dos sprints preestabelecidos, ou seja, deve-se dar o máximo desde o primeiro Sprint sem pensar que ainda terão outros para fazer.
Podemos fazer o HIIT na esteira, na bike, jump, pulando corda, podemos também usar o boxe, um dos meus preferidos, mas devemos ter bastante cuidado antes de sair como loucos por ai fazendo treinamentos que vemos na internet. O treinamento possui muitas variáveis, portanto é imprescindível o acompanhamento de um professor que entenda do assunto, não adianta que eu diga aqui como ele deve ser realizado, a coisa não é tão simples como parece.
Então, conseguiu entender que exercícios mais intensos, portanto, de curta duração são mais eficazes para o processo de emagrecimento e que podemos poupar nosso precioso tempo?
Espero que tenham gostado… e não esqueçam, qualquer dúvida, informação, podem entrar em contato através do email, ou nos comentários da própria coluna, este espaço também é de vocês viu!
Beijocas…
Flávia Teles
Educadora Física & Personal Trainer
Tel.: +55 79 9976-0460 | E-mail:[email protected]