olimpiadas do conhecimento fotos walter martins 196

De uma forma lúdica, criativa e descontraída, cerca de 100 alunos da rede municipal de ensino de Aracaju participam nesta quinta-feira, 29, da Olimpíada do Conhecimento, que é uma revisão promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) em parceria com a Editora Positivo e que serve de preparação para a Prova Brasil que será realizada entre os dias 10 e 13 de novembro. O evento acontece no Auditório da Faculdade Pio Décimo.

A abertura oficial da olimpíada foi feita pelo professor Dênison Sant´Ana, diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, que falou sobre a importância da referida revisão em preparação a Prova Brasil. Na oportunidade, ele utilizou palavras de incentivo para os alunos. “Não desanimem, acreditem no potencial e na capacidade de vocês”, disse o professor.

A coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, professora Tânia Leite, informou que estão participando da Olimpíada do Conhecimento todos os alunos que estão cursando o 9º ano de Ensino Fundamental de vinte escolas da rede pública municipal de Aracaju, sendo nove unidades pela manhã, das 8h às 12h, e outras 11 no período da tarde, das 14h às 17h.

“Esta olimpíada se propõe a fazer uma revisão dos conteúdos vistos em sala de aula com a participação dos alunos, nesta espécie de aulão, com atividades desenvolvidas de forma descontraída, mas sem perder o foco principal, que é a Prova Brasil que será realizada entre os dias 10 e 13 de novembro”, enfatizou, acrescentando que no final da revisão os estudantes receberão uma premiação.

Prova Brasil revela que Aracaju evoluiu no IDEB

A Olimpíada do Conhecimento é realizada, por intermédio do Sistema de Ensino Aprende Brasil da Editora Positivo, visando os assuntos que serão cobrados na Prova Brasil, de uma forma lúdica e criativa, envolvendo a participação dos estudantes. Neste evento que está acontecendo no Auditório da Faculdade Pio Décimo participam cerca de 100 alunos.

Já a Prova Brasil, que é uma Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), é um dos componentes que definem o IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) de cada município brasileiro. E neste aspecto, Aracaju saiu do último lugar, onde se encontrava em 2011, e hoje é a segunda capital que mais cresce no índice com uma evolução de 0,5 décimo, atrás apenas de Rio Branco, no Acre.

Fonte: SECOM Aracaju