Com a divulgação da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os alunos do ensino médio em tempo integral estão em clima de festa com os resultados. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) contabiliza aprovados em todas as unidades que ofertam o modelo de ensino. Desde sua implantação, o ensino médio em tempo integral vem gerando um crescente avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS), concorrendo entre candidatos do ensino médio em escolas públicas, o estudante Williston Augusto de Jesus Augustinho, do Centro de Excelência Miguel das Graças, em São Miguel do Aleixo, tem uma história que se confunde com a de muitos outros jovens que almejam o melhor para o futuro. “Por meio do integral consegui realizar esse sonho de dar uma realidade melhor para minha família e de conquistar algo que ninguém da minha linhagem tinha conquistado. Essa possibilidade de poder sonhar quem me deu foi o Integral, e eu só tenho a agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada, como professores e equipe diretiva”, declarou.

 

Outro estudante aprovado foi Victor Henrique Bispo Jason, que ficou em 4º lugar na primeira chamada do curso de Publicidade e Propaganda na UFS. Egresso do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, ele lembra que o caminho para a provação não foi fácil, mas o trabalho de preparação oferecido pela escola foi de fundamental importância, cujo resultado ele dedica à equipe diretiva, professores e familiares. “A princípio eu queria muito Jornalismo, mas percebi que publicidade tem mais oportunidades de mercado e é uma área mais abrangente”, disse ele, ao citar sua opção de curso. Victor também concorreu entre candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc)