Artesã do povoado Aguilhada

A Secretaria do Estado de Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) realizaram no sábado (27 de Setembro), em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, uma vista técnica com alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ao município de Pirambu, situada a 33.8 km da capital sergipana. A visita ao município teve como finalidade mostrar como a atividade turística pode desenvolver de forma sustentável as comunidades.

Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na sede do município os diversos trabalhos desenvolvidos pelas artesãs que produzem para o Projeto Tamar no Brasil e as catadoras de camarões do Porto. Os alunos, professores e os técnicos da Setur/Emsetur e da secretaria do turismo do município também estiverem com as produtoras de esteiras das Aguilhadas, as catadoras de mangaba e artesãs do assentamento São Sebastião do povoado Lagamar, comunidades que ficam no município de Pirambu. ?Estou encantado com tudo que vi e feliz em saber que a comunidade de maneira sustentável desenvolve um trabalho que é adquirido não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro como, as peças criadas e feitas pelas artesãs do município para o projeto Tamar. Além disso, a beleza natural deste pedaço de Sergipe que ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer?, destacou o aluno de turismo da UFS, Anderson Afonso.

Para a professora e Coordenadora do Curso Superior de Turismo, Cristiane Alcântara, a visita técnica teve como objetivo revelar, informar, motivar e conscientizar não apenas os alunos mas, também, suas famílias e toda a sociedade, sobre a importância do turismo nas comunidades e o imenso valor para a economia local. ?É importante mostrar aos alunos e a sociedade que o trabalho desenvolvido nestas comunidades traz resultados altamente positivos e que se for realizada de maneira consciente e organizada pode ajudar no desenvolvimento sustentável de uma localidade?, ressaltou. De acordo com a artesã Asidalia Ferreira, 59 anos e que há mais de 20 anos confecciona bordados para todas as Bases do projeto Tamar no Brasil (Fernando de Noronha, Praia do Forte, Costa de Sauípe, Bahia Brasil, Oceanário de Aracaju e Florianópolis), ser inserida neste projeto foi muito importante. ?Foi graças a este trabalho que consegui muitas coisas inclusive a minha aposentadoria?.

Participações e apoio

Além dos alunos universitários da UFS, estiveram presentes na visita as comunidades do município de Pirambu, os professores mestres do curso de Turismo da UFS, Dênio Azevedo e Cristiane Alcântara, a equipe de marketing Emsetur e da equipe da secretaria municipal do Turismo de Pirambu que ainda deu apoio, logística e foi parceira da Emsetur/Setur para a realização desta visita.

Fonte: SETUR