polo orlando dantas dança

A Saúde de Aracaju, por meio do Projeto Academia da Cidade, está promovendo vários eventos alusivos ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último dia 7. As ações ocorrem nos 18 Polos da Academia com objetivo de orientar, informar e prevenir doenças, através de oficinas sobre alimentação saudável, orientações sobre postura adequada, além da importância da atividade física.

Na semana passada, alunos do Polo Orlando Dantas saíram da rotina de exercícios. Eles participaram de uma aula de Danças Circulares, ministrada pela professora de Educação Física Marília do Nascimento, com o auxílio dos professores José Alex e Agnes Soares.

“É uma dança contemporânea, criada para trabalhar a diversidade cultural. Com isso, a gente vai trabalhar a carga aeróbica, o condicionamento físico, e isso melhora a vida das pessoas e dar um alto astral. Por que na dança circular as pessoas vão trabalhando o corpo e ao mesmo tempo se divertindo”, destaca Marília.

O coordenador do Programa Academia da Cidade, Olavo Moraes, explica que foi pedido aos professores que tivessem a criatividade de ir além do que acontece no Polo. “Então, hoje tivemos uma atividade de Dança Circular, onde a professora tem o conhecimento a respeito e que os alunos gostaram muito”, explica Olavo.

A dona de casa Josefa Arlete de Souza, que participa das atividades da Academia da Cidade há três meses, os benefícios são diversos. Ela conta que estava sonolenta e indisposta, e que a pressão vivia muito baixa.

“Depois que comecei a frequentar a Academia eu passei a acordar disposta, com coragem para fazer as atividades em casa. Até a pressão controlou. Eu faço o básico aqui, por que eu tenho arritmia, mas já é o suficiente pra mim. Eu também estou me divertindo, a turma é muito alegre, a professora maravilhosa”, comemora Josefa.

Promoção à Saúde

De acordo com a Coordenadora de Promoção à Saúde, Maria Antônia D’Ávila, as ações são desenvolvidas com base em um tema. “Esse ano o tema é ?Segurança alimentar: do campo à mesa. O tema está sempre atrelado a prática da atividade física como uma forma de promover saúde e reduzir danos. Por que a atividade física aliada a uma alimentação saudável e outros estilos de vida contribui significativamente para uma melhor qualidade de vida”, afirma a coordenadora.

Fonte: SECOM Aracaju