Faltam apenas alguns dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que coloca milhões de jovens dentro das universidades brasileiras. E, após quase um ano de preparação, alunos de uma escola da rede pública optam por diminuir o ritmo dos estudos para relaxar até chegarem as data da realização do Exame, que serão os dias 8 e 9 de novembro.
É o caso de Felipe Jesus, de 17 anos, que pretende cursar Física Médica. É a primeira vez que ele irá prestar o teste e fala que está bastante ansioso. ?Não estou nervoso, estou ansioso. Eu me preparei bastante durante todo o ano e quero logo fazer a prova?, disse o estudante.
Felipe conta que agora é hora de desacelerar o ritmo de estudos para não prejudicar no dia da prova. ?Eu acredito que eu já aprendi tudo o que eu poderia. Está na hora de evitar o estresse e ficar revisando as matérias até o dia do Enem?, disse.
Os alunos Isabel Cristina e José Luiz, ambos com 18 anos, vão fazer o Exame pela segunda vez. No ano passado, os dois fizeram a prova para exercitar e concordam com Felipe sobre descansar na reta final.
?A prova é realmente muito cansativa. A gente sabe os assuntos, mas muitas vezes ficamos cansados e isso prejudica o rendimento?, disse José Luiz, que pretende seguir a área de Robótica.
?Faltando só essa semana, acho que o melhor que tem para ser feito é relaxar. O que tinha para aprender, já aprendeu. Agora, é revisar e aguardar a prova, que é muito cansativa?, fala Isabel, que quer se tornar psicóloga.
Redação
A redação do Enem conta muitos pontos e pode definir se o candidato consegue ou não uma vaga no curso desejado. Os estudantes Felipe, Isabel e José falam que esperam temas como: Mobilidade Urbana, Violência contra a Mulher e os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil.
Eles não acreditam que as eleições presidenciais de 2014 e o Ebola serão abordados, por se tratar de assuntos muito recentes.
Enem
O Enem será realizado em 1.699 cidades. Estão inscritos 8,7 milhões de candidatos. No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para responder as 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e as 45 de matemática e suas tecnologias, além de fazer a prova de redação.
Fonte: infonet.com.br