anderson-silva-

Anderson Silva cansou de deixar claro que não participaria de uma edição do reality show The Ultimate Fighter. Agora, o ex-campeão dos médios repetiu um velho truque: mudou de ideia.

Nesta quarta-feira, o superastro foi anunciado no Jornal Nacional, da Rede Globo, como um dos técnicos do TUF Brasil 4. Em manobra conjunta, o Combate.com informou logo em seguida que Maurício Shogun será o técnico rival do Spider na temporada.

O UFC informou ainda que Anderson e Shogun não vão se enfrentar depois da gravação do programa, mas ambos estarão em ação contra adversários diferentes no TUF Brasil 4 Final. O evento ainda não tem data ou local definido, mas dados os técnicos, o nome da Arena da Baixada, estádio do Atlético Paranaense utilizado na Copa do Mundo de 2014, ganha força, visto que ambos foram criados para o MMA em Curitiba, defendendo a Chute Boxe.

?Acredito que posso passar para esta nova geração um pouco do que eu vivi e ainda vivo dentro do UFC. Vou dar o meu melhor para que os valores marciais ajudem na formação destes atletas brasileiros.?

Na última segunda-feira (27 de outubro), cerca de 600 lutadores de todo o país participaram da primeira fase seletiva para o TUF Brasil 4. Os atletas disputam vagas nas categorias galo e leve, mas a organização ainda não confirmou se usará as duas no programa ou se uma será cortada.

Dana White, presidente do UFC, mostrou-se bastante empolgado com o cenário, ainda que os treinadores não se enfrentem após o programa. Ele declarou ao site oficial da organização:

?Muitas pessoas estavam preocupadas em nunca mais ver Anderson Silva de volta ao UFC. Mas ele não só está de volta ao octógono no dia 31 de janeiro, no UFC 183, como será treinador do TUF pela primeira vez. Anderson está comprometido com o UFC e com o esporte como nunca esteve antes, e eu mal posso esperar em ver o maior de todos os tempos passando seu conhecimento à nova geração de talentos brasileiros.

E se tem algum lutador brasileiro que pode fazer frente a Anderson Silva como treinador, este alguém é Shogun. Shogun Rua já fez de tudo neste esporte, e se ele treinar o time com o mesmo estilo agressivo de suas lutas, a equipe de Anderson enfrentará uma temporada difícil.?

A notícia é um desfecho de uma série de acontecimentos recentes. Há muito tempo longe da mídia, Anderson foi peça central de uma coletiva para falar sobre seu retorno ao octógono contra Nick Diaz. Na ocasião, o astro disse que curtia o TUF, mas que não aceitaria trabalhar nele ?no formato atual?. Dias depois, anunciou que renovou o contrato com o UFC por 15 lutas, mesmo estando perto de completar 40 anos. Para completar, a notícia que o TUF Brasil 4 será gravado nos Estados Unidos, onde Anderson treina e vive.

Para fazer seu maior astro participar de um programa tão importante na popularização de sua marca, o UFC deve ter aberto os bolsos. Como é difícil imaginar que Anderson lutará por mais sete anos e meio, contando com sua média de duas lutas por ano, é provável que o montante do contrato tenha sido usado para convencê-lo a participar do TUF e, no fim das contas, ter o ex-campeão no octógono mais meia dezena de vezes.

A mudança do local de gravação não deve ter sido a única para atrair o interesse de Anderson. O diretor da Globo Boninho, que participou do projeto da quarta temporada em conjunto com o UFC, disse que o reality show terá ?inovação e diferenciais? como a ?realização de mais atividades fora da casa e a possibilidade de apresentar Las Vegas, capital mundial das lutas, aos futuros contratados?.

Todo este cenário parece ter sido costurado à perfeição para recuperar a imagem de Anderson Silva, desgastada depois das duas derrotas para Chris Weidman, perante seus fãs brasileiros e, de quebra, alavancar a audiência do programa.

Segundo o Combate.com, o TUF Brasil 4 irá ao ar a partir de abril, um mês mais tarde do que as três edições anteriores, novamente nas noites de domingo. A mudança será boa em relação ao horário, já que o programa não irá mais competir com o Big Brother Brasil, além de se adequar ao calendário de Anderson, que luta no fim de janeiro e deve emendar as gravações durante os meses de fevereiro e março.

Também nesta quarta-feira, Dana White informou que Jimi Manuwa, adversário de Shogun no UFC Fight Night Uberlândia, no próximo dia 8, quebrou o pé e será substituído por Ovince St. Preux, que estava escalado para encarar Francimar Bodão no mesmo card. O dirigente não comentou sobre o que acontecerá com o amapaense, que pode ter outro oponente anunciado ou mesmo sair do evento.

Fonte: mmabrasil.com.br