Típica das festas juninas, a receita pode ser preparada o ano inteiro
Não só nas festas juninas que o arroz doce ganha destaque nos cardápios. Ao contrário do que muita gente pensa, a receita de nossas avós pode ser servida o ano inteiro, sendo uma excelente opção como sobremesa ou lanche da tarde. E para quem não sabe essa gostosura também é carro-chefe de restaurantes conceituados e padarias gourmets. Afinal, hoje em dia se faz arroz doce de diferentes formas, com canela, frutas e tudo o que se tem direito.
Incrivelmente, a origem desta iguaria não é brasileira. Embora esteja mega presente na nossa tradição, o arroz doce está espalhado pelo mundo, com formas e ingredientes locais. É bem provável que a nossa versão tenha sido uma adaptação do arroz de leite português, que leva gemas de ovos para dar mais textura e cor, e alguns ingredientes cítricos como raspas de limão e laranja. Mas, antes mesmo de ser um doce conhecido em Portugal, a
receita já circulava entre as cozinhas asiáticas. Na Índia, por exemplo, é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. Na Tailândia, ele leva coco e é servido com fatias de manga e pouquíssimo açúcar.
No Brasil, inicialmente a base do cozimento do arroz doce era feita com leite ou leite de coco, esse último bem utilizado ainda na região do Nordeste, onde a cultura é bem marcante. Porém, ao logo do tempo a iguaria adquiriu outras variações, como o uso do leite condensado ou doce de leite.
Selecionei uma receita ao estilo sergipano para vocês, e algumas dicas também. Bora conferir?
Receita da Semana
Arroz doce com leite condensado
INGREDIENTES
*1 xícara (chá) de arroz
*4 xícaras(chá) de água
*1 lata de leite condensado
*½ litro de leite fervendo
*Canela em pó
*1 1/2 xícara de açúcar (opcional)
MODO DE PREPARO
– Primeiro, lave o arroz e escorra bem.
– Cozinhe o arroz em fogo baixo até a água secar totalmente.
– Acrescente então, o leite e o leite condensado, misture bem com uma colher e apague o fogo.
– Para terminar, divida o arroz em pequenas taças e polvilhe com um pouco de canela em pó. Sirva quente ou gelado, como preferir.
Osanilde Oliveira