phpThumb_generated_thumbnail
Fotos: Ascom/SMTT

“A gente compreende que é um prêmio e com ele se entende que é um reconhecimento do Governo Federal pelo esforço e pelo trabalho que a Prefeitura de Aracaju vem fazendo em prol da população de rua”. Com essas palavras o coordenador de Estratégias e Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saúde, Wagner Mendonça, comemora a ótima colocação do município no Prêmio InovaSUS 2015.

A premiação busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação no Âmbito do SUS. É uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Com o projeto Crack é Possível Vencer, através do Projeto Redes o município ficou em 4º lugar no país. “A PMA tem um trabalho que foi lançado desde 2013 que é o ‘Crack é Possível Vencer’. Desde o seu lançamento o programa teve seus desdobramentos e um desses foi o projeto redes, que é um fórum intersetorial que envolve vários órgãos. Nós conseguimos inscrever nesse prêmio e o projeto foi reconhecido e isso para o município é motivo de muita alegria até porque, com isso, traz investimentos no próprio Fórum Redes, pois ele vem com um valor agregado que investido no próprio projeto”, conta a secretária Municipal da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles.

Para uma das idealizadoras do projeto, a professora Doutora da Universidade Federal de Sergipe, Maria Cecília Tavares, a colocação alcançado no concurso prova que o que vem sendo desenvolvido está no caminho certo. “O Projeto Redes está na PMA no sentido de discutir a população de rua que faz uso de álcool de outras drogas. Esse Fórum vem acontecendo e vem se estruturando no sentido de dar garantia a essa proteção. Com isso o prêmio visa dar visibilidade a essa política e vai causar desdobramentos no sentido de ampliação de serviços para essa população. Também é uma credibilidade e fortalecimento a essa política, pois mostra que Aracaju está trilhando um bom caminho e fortalecendo a sua rede, que é muito importante”, ressalta a professora.

Fonte: Ascom Prefeitura de Aracaju