grande-centro cultural 201014

A capital sergipana foi contemplada na tarde desta segunda-feira, 20, com um novo Centro Cultural. O espaço funcionará nas instalações do antigo prédio da Alfândega, localizado na Praça General Valadão, no centro da capital sergipana. O local, que apesar da reforma, preserva sua construção original, agora abriga uma diversidade de espaços artísticos e culturais.

De acordo com a vice-presidente da Funcaju e coordenadora de cultura no centro inaugurado, Aglaé Fontes, o local será de espaços e atividades para manter vivas a arte e cultura de Aracaju. ?É um espaço que oferece uma enorme diversidade de atividades artísticas e culturais para o cidadão. Isso possibilita a expansão do conhecimento e a participação da sociedade na arte e cultura?, disse Aglaé Fontes.
O Centro Cultural de Aracaju funcionará com teatro, sala cinematográfica, biblioteca e museu. Ainda segundo Aglaé, foram feitas várias revitalizações e adaptações no prédio da Alfândega para que o espaço fosse criado. ?É um local importante para a cidade e essa revitalização, transformando em um novo espaço, ajuda a cuidar da memória de Aracaju?, completou a coordenadora.

A cerimônia de inauguração contou com apresentação do Grupo de Chorinho Atrevido da Escola de Arte Valdice Teles, do Grupo Renantique, da Orquestra Sinfônica de Aracaju e do Grupo de Teatro Mamulengo Cheiroso. Além do prefeito João Alves Filho, estiveram presentes no evento representantes da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Funcionamento

O novo espaço cultural sergipano funcionará de terça a domingo, das 8h às 17h. O acesso é gratuito. O prédio abrigará a sede do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) e contará ainda com biblioteca, inema, teatro, cybercafé, cafeteria, revistaria, museu, salas de exposição permanente e temporária, livraria, oficina educativa, além de salas de montagem, som e edição audiovisual.

Fonte: infonet.com.br