phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src168c8f187bb20381fc05f6fdd6d50123 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1436558890

Na tarde da sexta-feira (10) foi encerrada a X Conferência Municipal de Saúde de Aracaju, que reuniu trabalhadores, gestores e usuários da saúde para eleger os 12 delegados que irão representar Aracaju e definir as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em setembro. Divididas em seis eixos temáticos, foram apresentadas várias propostas e, no total, 40 foram aprovadas. O evento aconteceu no Teatro Tiradentes, localizado na Universidade Tiradentes (Unit) do Centro.

No eixo 1, que aborda o direito à saúde e a garantia de acesso, algumas das propostas aprovadas foram: Melhorar e otimizar o atendimento através da ampliação do número de profissionais e equipe de saúde; Potencializar a política de Redução de Danos e ampliar a assistência ao usuários de álcool e outras drogas. No eixo 2, que trata da valorização do trabalhador e da educação em saúde, foram definidas as propostas de reestruturar e efetivar o Centro de Educação Permanente da Saúde ? CEPS, além de adequar a infraestrutura das unidades de saúde.

Já no eixo 3, as principais propostas aprovadas foram realizar parcerias das rádios comunitárias com as Unidades de Saúde para a divulgação dos SUS e valorizar as práticas integrativas para profissionais da saúde, usuários e comunidade. Com relação aos eixos 4, 5 e 6, algumas das principais propostas aprovadas foram: aumento do percentual do financiamento para a Saúde Mental; melhorar o acesso às inovações tecnológicas e a criação de um CAPS-AD na Zona Norte da Capital.

Elienai José do Nascimento é um dos 12 delegados que irão representar os aracajuanos. Ele é usuário do SUS na Unidade Dona Sinhazinha e ficou bastante gratificado por ter a oportunidade de participar da conferência estadual. ?Para mim é uma conquista participar da conferência municipal e representar todos na estadual. Meu objetivo é atingir o bem comum, pois o SUS é para qualquer pessoa, seja pobre ou rico. Quero contribuir para a melhoria da saúde e se for da vontade da maioria, ainda quero defender em Brasília as nossas propostas?, comemorou o usuário do SUS, que foi eleito delegado.

Para Núbia Santana, que é conselheira estadual e esteve como representante dos usuários na conferência, as propostas foram positivas e irá enriquecer o cenário da saúde atual. ?Foi importante a proposta da melhoria na redução de Danos e da implantação das práticas integrativas nas Unidades de Saúde, pois irá ser um trabalho bom para os profissionais e também para os usuários?, afirma.

Além dos 12 delegados, irão participar da conferência estadual 68 conselheiros natos, que contemplam usuários, gestores e trabalhadores. Na ocasião, ainda foram eleitos os novos conselheiros municipais de saúde, sendo 20 titulares e 20 suplentes. E também foi apresentada a cartilha do SUS, que é intitulada ?Um passeio pelo SUS Aracaju? e tem o objetivo de informar da melhor maneira e praticidade como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Ao final das atividades, a quadrilha ?Sanfona Branca Mirim? e o grupo ?Axé Kizomba? realizaram apresentações culturais.

Fonte: Prefeitura de Aracaju