feira das americas

O Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Martins, representou o prefeito João Alves, nesta quinta-feira, 24, na abertura solene do 43º Feira das Américas (ABAV), que aconteceu no auditório Elis Regina, no Anhembi, São Paulo. O evento contou com a participação do Ministro do Turismo, Henrique Alves, e do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entre outros.

Após o ato solene, o início do evento contou com o ato de corte simbólico da fita. Durante os discursos de abertura da Feira o ponto em evidência foi o Turismo como válvula de escape para a crise econômica que afeta o país. Para tanto foram explicitadas diversas formas de contemplar o mercado do turismo brasileiro com incentivos aos turistas, em especial, americanos, para que haja um mecanismo de inversão já que a alta do dólar assusta, porém, para o turismo, pode ser uma saída.

O visto brasileiro para americanos sem burocracia no período de seis meses a um ano foi cogitado como forma de incentivo para que, com a alta do dólar, os americanos venham gastar mais em nosso país.

Com o valor do dólar, outro mecanismo para revertermos o quadro de crise seria a intensificação do turismo interno, valorizando e dando mais visibilidade às potencialidades turísticas dos estados brasileiros para brasileiros conhecerem e escolherem seus próximos destinos de férias ou negócios.

O evento apontou também as tendências do setor em um cenário de dificuldades econômicas, como o que acontecerá com a desvalorização do real e como ficarão os preços cotados em dólar (passagens aéreas internacionais, diárias hoteleiras, locação de automóveis, cruzeiros marítimos, pacotes turísticos, entre outros itens de consumo).

Cerca de 60 países estão presentes na Feira com 3,5 mil marcas expositoras com as novidades e antecipação de tendências que marcarão a retomada do crescimento do setor em 2016. Líder mundial na geração de empregos, a indústria de viagens e turismo cresce em âmbito global e movimenta trilhões de dólares por ano.

Para o secretário Walker Martins Carvalho, o setor do turismo interno chega fortalecido em 2016. “Com a alta do dólar e a crise que enfrentamos o cenário mostra-se propício para o turismo interno e dentro deste contexto, Aracaju se mostra otimista e confiante. Temos um destino pouco explorado, somos novidades no mercado e nossas potencialidades encantam os profissionais de turismo que visitam nosso stand. É necessário que se crie mecanismos de incentivo e um facilitador para driblar a crise e fortalecermos o turismo interno no Brasil”, disse Walker Carvalho.

Feira

A maior e mais importante feira do setor de viagens e turismo da América Latina e do Hemisfério Sul, acontece de 24 a 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, das 12h às 20h, na capital paulista, e tem como estado anfitrião a Bahia, que leva cores, cultura e música para o Brasil e o mundo, na Feira representados.

Fonte: SECOM Aracaju