Mil atletas amadores participaram da competição promovida pelo Shopping Jardins
A manhã do último domingo, 17, foi de muita energia e superação no Shopping Jardins, em Aracaju (SE). Mil atletas amadores e amantes do esporte desafiaram os seus limites e realizaram uma grande festa em torno da saúde e do bem-estar. Esbanjando disposição, às 6 horas da manhã, os competidores começaram a chegar à arena esportiva montada no estacionamento do centro de compras para a 3ª edição da Corrida Viver Bem – Etapa Aracaju.
Para afastar qualquer indício de preguiça, a academia Alpha Fitness colocou todo mundo para alongar e aquecer. E logo a satisfação em poder compartilhar momentos de lazer com amigos e familiares tomou conta da arena Viver Bem.
“Além de proporcionar saúde e bem-estar, a corrida promove socialização. Criamos grupos nas redes sociais, planejamos a nossa participação nas competições, nosso treinamento. Agora, o momento é de diversão”, relatou o jornalista Fredson Navarro, que há 2 anos pratica corrida de rua. “Este clima com os amigos é muito bom. A corrida desestressa, faz a gente esquecer dos problemas. O mundo para quando eu corro”, complementou o policial militar Clarckson Hora Brito.
Muito mais que medalhas e troféus, cada atleta que cruza a linha de chegada ganha doses extras de motivação. Cada desafio superado é comemorado e compartilhado com o amigo, o filho, a pessoa amada, os pais – que são os principais incentivadores. “Há 3 anos, eu e meu pai começamos a correr e, hoje, ele é um dos grandes incentivadores, não só meu, mas também dos amigos que fizemos com a corrida. Nos desafiamos e as competições são motivadoras. Este espírito esportivo é maravilhoso. Agora, a meta é participar da São Silvestre”, revelou a jornalista Marcela Matos.
Arena esportiva
Para exaltar este clima de confraternização e acolher a todos com muito conforto, o Shopping Jardins preparou uma mega estrutura com diversos atrativos. Durante o evento, os competidores das provas de 5 km e 10 km contaram com o apoio da Aratu Seguros, o pronto-atendimento do posto médico do Hospital Primavera e da ambulância da Pró Saúde e a assistência de diversos pontos de hidratação distribuídos ao longo dos percursos.
Na Arena Viver Bem, os participantes desfrutaram de um completo café da manhã, com iguarias preparadas pelo Buffet David Britto e alimentos da Vivaz Produtos Saudáveis, degustação de suplementos da TNT e picolés refrescantes oferecidos pela Unimed, além dos serviços de guarda-volumes e do bicicletário da Ecociiclo.
“Participo de diversos grupos de corrida e de competições em várias cidades, mas sempre que falo da Corrida Viver Bem, a estrutura e a organização surpreendem os corredores de fora”, destacou o técnico judiciário, Marcelo Oliveira Costa, que há 3 anos e meio é adepto da corrida de rua.
Assim, enquanto os competidores suavam a camisa, a criançada se divertia gratuitamente no Espaço Kids do Clube das Estrelinhas. E após cruzarem a linha de chegada, os atletas aproveitaram as massagens relaxantes realizadas pelos profissionais do Emagrecentro no Espaço Viver Bem e entregaram-se à descontração com a aula de Fit Dance promovida pela Alpha Fitness, ao som de Beto Sales e banda.
“Sem dúvida, esta é uma das melhores corridas das quais já participei. O kit do atleta e toda essa estrutura de pré e pós-prova valorizaram ainda mais o evento. É a primeira em Sergipe que distribui água em sachê, o que revela a preocupação do shopping com o meio ambiente. Além disso, o percurso desse ano favoreceu a velocidade, a boa performance de cada atleta”, enalteceu o militar Brito, que há 7 anos participa de corridas de rua pelo Brasil afora.
Responsabilidade socioambiental
Além de proporcionar momentos de lazer, socialização e prática esportiva aos participantes, a competição realizada pelo Shopping Jardins e a Prod Sports, com o patrocínio de O Boticário, estimulou a solidariedade e a adoção de hábitos saudáveis para a população e o planeta. Reforçando o seu compromisso socioambiental, o centro de compras neutralizou a emissão de 1.968,5 kg de carbono gerados pelo evento, contribuindo para a manutenção da camada de ozônio e redução do chamado efeito estufa.
No Espaço Sustentável, o Jardins estimulou a preservação ambiental da cidade através da doação de 400 mudas e 1 mil sementes do projeto Recuperar e da realização, em parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), da coleta seletiva dos resíduos, inclusive daqueles deixados pelos atletas durante os percursos.
No momento da inscrição, a organização do evento também incentivou cada participante a doar 1 quilo de alimento não perecível que foi destinado à Legião da Boa Vontade (LBV) em Aracaju. Antes da premiação dos vencedores, a representante da instituição, Ana Maria Silva Santos, recebeu a doação de quase 500 quilos de alimentos.
E por falar em premiação, os cinco primeiros colocados nas provas de 5 km e 10 km, na categoria geral, masculino e feminino, e os três primeiros colocados na categoria PNE (portadores de necessidades especiais) foram agraciados com troféu da corrida e diferentes mimos e vouchers oferecidos pelos apoiadores Vivaz, Login, TNT, Óticas Carol, My Box, Aruanã Eco Praia Hotel, Alpha Fitness e Emagrecentro. Todo participante regularmente inscrito que cruzou a linha de chegada e não descumpriu o regulamento ganhou uma medalha e um kit “finisher”.
Vencedores
Nas provas de 5 km da 3ª Corrida Viver Bem, os atletas Agostinho dos Santos Lima, Rivanilda Barreto da Cruz, Josenildo Barreto dos Santos e Deisiane dos Santos Figueredo sagraram-se campeões. Já de olho no próximo desafio, quando integrará a equipe sergipana em uma corrida de revezamento de 24 horas no Rio de Janeiro, Agostinho Lima celebrou o bicampeonato. “Estou muito contente em vencer esta que é uma das melhores corridas no Estado, seja em organização ou estrutura. A cada ano, a Viver Bem vem se aprimorando. O percurso mesmo, foi bem melhor que o do ano passado”, elogiou.
Já Marlúcio Ramos da Costa, Márcia Goretti Pereira e Jadson Santos Souza foram os vencedores no percurso de 10 km, que não teve inscritos na categoria PNE feminino. “Mais uma vez, alcancei o meu objetivo e venci a Viver Bem.
Esta conquista é fruto do meu esforço pessoal, somado ao acompanhamento da nutricionista esportiva, Andréia Marti”, festejou a educadora física, Márcia Gorete Pereira, bicampeã feminina na prova de 10 km.
Fonte: Lotti + Caldas Comunicação