O assistente de palco mais famoso e querido da TV Globo não está mais na emissora. Antonio Pedro de Souza e Silva, o Russo, deixou a TV em março deste ano, após quase 50 anos na casa, por motivos de saúde.
“Russo se aposentou no fim de março depois de 46 anos de trabalho na Globo. Ele fez parte da história dos nossos programas e conta com a nossa gratidão e o nosso apoio nesta nova fase”, disse a Comunicação da Globo à CARAS Digital.
Segundo o jornal Extra, Russo já estava aposentado desde os 65 anos, mas permanecia trabalhando com contrato renovado a cada ano. Prestes a completar 83 anos, ele já passou por cinco pontes de safena, toma remédios por conta do enfarte sofrido em 2011 dentro da Globo e já não tinha mais condições de trabalhar. ?Às vezes, ele acorda e pergunta se está de férias. Tem sido muito difícil para ele se acostumar com a ideia da aposentadoria”, contou Adriana Mello, companheira de Russo há mais de dez anos, ao jornal carioca.
Quando foi internado, há três anos, Russo recebeu o carinho dos colegas da Globo e artistas. ?Ele deu um susto porque a gente é muito apaixonado nele, ele é muito querido de todo mundo lá?, disse Angélica à CARAS Digital na época.
Em abril de 2013, também em entrevista ao Extra, Russo declarou que não pretendia parar de trabalhar. “Acho que Deus gosta de mim. Sou um cara realizado no que faço. Se um dia a Globo me mandar embora, eu morro”, disse na ocasião.
Atualmente, ele mora em uma casa alugada em Inhaúma, na Zona Norte do Rio, com Adriana e os dois filhos dela, e todos vivem com o dinheiro de sua aposentadoria. Com a quantia que recebeu da Globo após o fim de seu contrato, Russo planeja comprar sua primeira casa própria.
Também em uma entrevista no ano passado, ele contou que tinha uma rotina simples e encarava dois ônibus para chegar diariamente ao Projac.
Russo se tornou o contrarregra mais famoso da Globo na década de 1960, quando, a convite de Chacrinha, se fantasiava para animar a plateia de seu programa. Ele já trabalhou com as principais estrelas da emissora, como Xuxa, Faustão, Angélica e Luciano Huck. Por fim, estava responsável por abrir o estúdio e acompanhava sentado a gravação do The Voice Brasil.
Fonte: caras.uol.com.br