dsc 0654

Os assistentes sociais da Saúde de Aracaju são profissionais que atuam diariamente auxiliando a população a acessar os serviços do SUS prestados através do Município, ajudando, sobretudo pessoas em situação de vulnerabilidade a ter garantidos os direitos da assistência e tratamento em saúde. Para aprimorar todo o trabalho que é feito em rede, a Coordenação de Serviço Social da Saúde de Aracaju promove até o mês de dezembro reuniões de um grupo de trabalho que vai elaborar revisar e implantar protocolos de serviço social nas redes de saúde do município.

A atividade vai envolver equipes de assistentes sociais não só das Unidades de Saúde da Família (USF) como dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), Unidade de Pronto Atendimento além de programas.

A coordenadora de Serviço Social da Saúde, Lara Verônica, reforça que até o momento o grupo de trabalho já promoveu dois encontros. No calendário de atividades, as próximas reuniões acontecem em 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro, 11 de dezembro. Os encontros são sempre das 8h às 12h, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), situado no bairro Salgado Filho.

Lara Verônica explica que adoção de protocolos nos trabalhos de rotina é fundamental porque o Serviço Social lida com situações inesperadas e diversas que também abordam não só o trabalho desenvolvido pela Saúde de Aracaju como o que é feito Órgãos e entidades afins.

?Temos o dever de prestar uma assistência integral as pessoas que necessitam. Fazemos não só o acompanhamento durante a ida espontânea a unidade como posteriormente vistamos famílias, vamos às comunidades onde as pessoas moram. Em cada bairro encontramos situações e desafios diferentes seja para lidar com uma população que é mais idosa, ou jovem ou mesmo pessoas que vivem em situação de pobreza, violência ou vulnerabilidade?, explica Lara Verônica.

?Os grupos de trabalho terão a finalidade de elaborar, revisar e implantar protocolos de serviço social nas redes de saúde do município. Os protocolos são importantes instrumentos que nos permitirão levar melhores serviços à população. São necessários para o desenvolvimento das ações de saúde e devem ser empregados como critérios técnicos, científicos e políticos. Além isso, contribuem para o enfrentamento de problemas na assistência e gestão dos serviços, construindo uma estratégia fundamental para o processo de planejamento e qualificação dos serviços?, afirma.

A coordenadora acrescenta que os assistentes sociais desenvolvem um papel estratégico que é importante para o êxito do trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família. ?Ajudamos também a colher informações e interpretar dados. Esperamos com esse grupo de trabalho fortalecer mais nossa atuação?, conclui enfatizando que o Serviço Social contribui para o acompanhamento de família de baixa renda cadastradas Programa Bolsa Família.

Fonte: Prefeitura de Aracaju