Imagem: Pixabay

 

 

 

Deslumbre-se com os encantos e incríveis belezas naturais do nordeste brasileiro

 

 

Aracaju foi fundada em 1855. É uma cidade planejada, projetada para ser a nova capital de Sergipe, em substituição à antiga capital, São Cristóvão. A cidade foi construída perto do estuário do rio Sergipe. 

 

Além do mais, Aracaju é uma cidade segura e tranquila, situada na costa nordeste do Brasil. É considerada um importante ponto turístico devido às suas incríveis atrações naturais, incluindo praias, rios e florestas de mangue. Os habitantes e visitantes da cidade podem desfrutar de uma enorme diversidade de atividades culturais e recreativas. Possui vários centros de convenções, teatros, galerias de arte e grandes museus. 

 

A cidade oferece passeios, museus e um oceanário. Seu evento mais famoso são as grandes Festas Juninas realizadas anualmente, no mês de junho – conhecidas como Forró do Caju. Durante o evento, milhares de turistas visitam a cidade atraídos por exposições de dança de quadrilhas juninas, acompanhadas por diversos shows de música popular. A cidade também possui uma base do Projeto Tamar, entidade que visa a preservação das tartarugas marinhas. 

 

Investimento em turismo 

 

A administração da cidade entende o impacto que os visitantes têm na economia da região, motivo pelo qual investiu grandes somas de dinheiro na infraestrutura da cidade, especialmente no transporte público e no mercado imobiliário. 

 

Os habitantes locais usam um sistema de transporte público integrado, onde qualquer turista pode explorar Aracaju com apenas um bilhete que permite pegar todos os ônibus necessários. A cidade também oferece uma ciclovia que cobre uma distância de mais de 48 quilômetros, além de parques infantis, lagos artificiais, parques esportivos e áreas de lazer – o que é um grande atrativo para quem busca por imóveis em Aracaju.

 

Pontos turísticos para conhecer em Aracaju

 

Dada a extensa história da região, existem vários museus que os turistas podem conhecer durante uma estadia em Aracaju. Entre os mais importantes está o Museu Histórico e Geográfico de Sergipe (onde você encontrará o esqueleto de uma preguiça gigante, um mamífero que habitava a região há mais de 8.000 anos atrás), o Museu de Antropologia (com várias exposições que cobrem a história de Sergipe, começando com seus primeiros habitantes), e o Museu do Artesão (com uma variedade de peças artesanais de todos os cantos do Brasil).

 

Além do mais, quem passa por Aracaju não pode deixar de conhecer a Ponte do Imperador. Ela foi construída na margem do rio Sergipe em homenagem à visita do imperador Pedro II e sua esposa, a imperatriz Tereza Cristina ao local. A ponte foi inaugurada no ano de 1860 como uma ponte de madeira, mas foi reconstruída com metal em 1910. Foi usada pelos moradores locais como desembarque de mercadorias e passageiros por muitos anos. A ponte não leva a lugar nenhum, mas hoje é usada como um mirante popular, com vistas panorâmicas incríveis e dignas de várias fotos!

 

Falando em beleza, Aracaju tem aproximadamente 22 milhas de costa cobertas de areia plana e firme, perfeitas para um passeio relaxante. As ondas são geralmente calmas, proporcionando o ambiente ideal para um mergulho com a família. Dentre as praias mais badaladas, encontra-se a do Atalaia.

 

Bairro do Atalaia

 

O passado fascinante de Aracaju como cidade portuária ainda pode ser sentido ao longo da costa e do rio. Você pode assistir os pescadores passarem em seus pitorescos barcos de pesca todas as manhãs. Aracaju tem seu lugar na rota turística do país, com atrações que incluem uma costa revitalizada, com catamarãs – barcos com cascos especiais para velejar em águas calmas – para explorar os inúmeros manguezais, rios e praias da cidade.

 

Tanto é que o bairro do Atalaia é sem dúvida alguma o bairro mais turístico da cidade, sendo o campeão de buscas por quem procura por imóveis à venda em Aracaju. Sua característica urbana mais marcante, além da natureza exuberante, são os inúmeros restaurantes e bares criados ao longo do calçadão do bairro do Atalaia, a famosa Orla do Atalaia!

 

Sem dúvida alguma, esta linda praia é conhecida por ser o local mais bonito de Aracaju. Ela está situada perto do centro da cidade, permitindo um incrível contato com a natureza, vendo um mar exuberante repleto de belezas naturais ao seu redor.

 

Certamente, visitar a praia do Atalaia é uma lembrança inestimável a qualquer pessoa. Quem é turista, mesmo que passando pouco tempo na cidade não deve deixar de reservar uma manhã cheia de belezas naturais que a Praia do Atalaia pode lhe proporcionar, seguida de um passeio pela cidade e seus principais pontos turísticos. 

 

Outras atrações locais

 

  • Oceanário de Aracaju: este aquário em Aracaju possui mais de 20 tanques que abrigam uma grande diversidade de espécies marinhas brasileiras. Aqui, você encontrará tartarugas, peixes, tubarões e muitas outras criaturas aquáticas. Os visitantes são acompanhados por biólogos experientes que explicam os hábitos alimentares e os detalhes desses animais. A principal atração do aquário é o tanque oceânico de 40.000 galões, uma reprodução do ambiente marinho ao longo da costa de Sergipe. Ele também possui uma câmera conectada a uma plataforma marítima para que você possa observar o fundo do Oceano Atlântico em tempo real. É um ótimo lugar para toda a família!

 

  • Centro Histórico: o centro histórico de Aracaju é lar de grandes casas e praças antigas. Está repleto de mercados, museus e uma vibrante zona comercial. Esta área é ideal para conhecer o passado da cidade, enquanto desfruta de uma bela vista do Rio Sergipe. A cidade possui igrejas impressionantes que datam de 1857. Entre elas estão São Salvador e a Catedral Metropolitana, que possui uma cúpula incrível e afrescos antigos. Você encontrará muitos monumentos famosos ao longo das avenidas do centro da cidade, incluindo edifícios municipais, fortes e outros edifícios históricos.

 

  • Parque da Cidade de Aracaju: ele foi aberto ao público em 1979. Está situado na parte norte da cidade, mais precisamente no Bairro Industrial. Ele contém mais de sete milhões de metros quadrados de áreas naturais, além de um zoológico e teleféricos aéreos. Você poderá passear pelo parque enquanto observa várias espécies exóticas e regionais, como onças, pumas, ursos, araras, avestruzes e muito mais. Este é o mais visto quando se viaja com a família.

Agora que você ficou sabendo um pouco mais sobre as características de Aracaju e porquê o bairro do Atalaia é o mais turístico, aproveite para planejar conhecer a cidade e conhecê-lo! Enquanto isso, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais!