Após três dias de programação, na praça Hilton Lopes, a Prefeitura de Aracaju comemora o sucesso e tranquilidade da festa. O Forró Caju 2018 contou com ações integradas para promoção da segurança do público, no espaço do evento, assim como o cuidado com as estruturas montadas e lotação dos camarotes. A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) intensificou as ações, por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Defesa Civil, implementando ações estratégicas para prevenção de riscos e otimização das respostas às necessidades durante cada dia de programação. 

O secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, fez uma avaliação positiva. “As atividades da Guarda Municipal ocorreram conforme o planejamento, contando com a eficaz revista nos portões de entrada. Além disso, houve a cobertura com 16 câmeras de videomonitoramento, que nos proporcionou a visualização de todo o espaço da festa, e possibilitou a fácil identificação de eventualidades”, ressaltou. 

Além do monitoramento por câmeras, efetivado através do ônibus instalado na praça de ventos, quem esteve no local pode notar a marcante ação do patrulhamento, que favoreceu a sensação de segurança durante a festa. “Todo o esquema de segurança contou com a eficaz atuação de 200 guardiões por noite”, pontuou o secretário de Defesa Social.

Defesa Civil

Antes mesmo da montagem das estruturas a Defesa Social manteve as atenções a todas as estruturas montadas na praça Hilton Lopes, para o Forró Caju 2018. O recolhimento de projetos, Anotações de Responsabilidade Técnica e demais documentos fizeram parte do protocolo de segurança para montagem de palcos e camarotes. 

O secretário reforça que o trabalho preventivo, com o acompanhamento da chegada dos materiais e fiscalização da montagem, garantiu a entrega das estruturas conforme os padrões de segurança. “A Defesa Civil trabalhou desde o início da montagem e por isso vinha corrigindo as falhas, o que facilitou e otimizou a entrega das estruturas para os primeiros dias de evento”, avaliou Luís Fernando Almeida.

O coordenador da Defesa Civil, Sílvio Prado, destacou que no primeiro dia houve atenção e avaliação da concentração de público. “Nossa preocupação no primeiro dia do evento foi justamente avaliar a concentração de público e o impacto nas estruturas. Com a atenção dedicada nesse primeiro dia, e as providências adotadas para reforçar a segurança, não tivemos nenhum problema ao longo desses três dias de Forró Caju. A avaliação é positiva. Em todos os ambientes tem sido respeitada a capacidade máxima de público, o que tem sido monitorado por nossas equipes”, explicou.

As vistorias tem continuidade, inclusive , após o evento, quando são avaliadas possíveis alterações nas estruturas. Constatada qualquer situação anormal, imediatamente, os responsáveis são notificados e as correções efetivas.

Continuidade

O primeiro final de semana de Forró Caju, na praça Hilton Lopes, foi um sucesso. Até que a programação seja retomada, na próxima quinta-feira, 28, os trabalhos não param. “Vamos trabalhar tanto através da Guarda Municipal, quanto da Defesa Civil, nesse período de intervalo da programação, de modo mais moderado, mas visando corrigir os problemas detectados para que os três próximos dias possam ser de excelência no nosso trabalho. E é justamente esse o objetivo da Prefeitura de Aracaju, prestar um serviço cada vez melhor para os seus munícipes, tornando essa cidade melhor para se viver”, finalizou o secretário Luís Fernando Almeida.

Fonte: Prefeitura de Aracaju


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Nada foi encontrado

Responsive image