Semelhante à carne vermelha, mas com metade de sua gordura.
Imagine uma carne vermelha saborosa, semelhante ao filé mignon, mas com os mesmos benefícios de um peixe, por exemplo. É exatamente isso o que oferece uma receita com avestruz – uma ave originária da África e excelente opção para quem se preocupa com uma alimentação mais saudável.
Sua cor vermelha intensa é devido ao alto nível de ferro em sua composição. Mas a carne de avestruz, que ainda é considerada exótica no Brasil, tem as características das carnes brancas. Os valores nutricionais dela são os mesmos do salmão, bastante recomendado pela quantidade de ômega 3 e pelo baixo teor de gordura, apenas 1%.
Embora todas essas vantagens, na cozinha essas características exigem cuidados extras. Segundo os chefs, a carne deve ser servida preferencialmente mal passada. Caso contrário, torna-se rija e o alto teor de ferro sobressai, conferindo ao alimento um sabor parecido com o de bife de fígado.
Se as promessas da carne quanto aos valores nutricionais agradam, fica a pergunta quanto ao paladar. Bom, aí varia de acordo com o gosto de cada um. Então que tal experimentar o sabor que faz a diferença? A dica é um bife de avestruz. Eu gostei!
Receita da Semana
Avestruz ao molho de ervas finas
INGREDIENTES
Carne:
*300 g escalope de avestruz
*1 colher (sopa) de manteiga e farinha de trigo
*Alecrim
*Batatas bolinha
Molho:
*Alho poró
*Cenoura
*Ervas finas
*Porções pequenas de salsão
*Azeite, sal, pimenta-do-reino, manteiga e vinho tinto
MODO DE PREPARO
Carne:
– tempere a carne com sal, ervas finas e pimenta-do-reino;
– Passe a carne na manteiga dos dois lados. Depois frite dos dois lados por 2 minutos. a carne deve estar no ponto para ser servida;
Molho:
– Triture todos os ingredientes do molho. Cozinhe em fogo baixo, até que ele reduza de quantidade. Acrescente uma colher de farinha de trigo para engrossar o mesmo e uma colher de manteiga;
Montagem:
– Jogue o molho por cima dos escalopes. Decore com ramos de alecrim. Sirva com as batatas de bolinha cozidas no vapor.
Osanilde Oliveira