chia

A semente de chia tem conquistado espaço nos planos alimentares dos brasileiros e tem sido muito comentada nas rodas de conversa daqueles que adoram novidades da ciência da nutrição. Não poderei deixar de comentar também sobre ela, já que faz parte dos alimentos com funções de proteção à saúde, status esse conquistado devido as suas propriedades que serão comentadas a seguir.

A chia auxilia no processo de emagrecimento?

A chia é fonte de fibras, possui quantidade superior a presente nas sementes de linhaça e aveia. Como todo alimento fonte de fibras, ela promove saciedade ao retardar o esvaziamento gástrico. Ao chegar no estômago ela forma uma espécie de gel, aumentando o volume da refeição, o alimento consegue tocar a “parede estomacal” e  são mandadas informações ao cérebro que é preciso parar de comer. Outra propriedade da chia que acelera os resultados dos planos alimentares, é também por possuir baixo índice glicêmico e a absorção se dá lentamente, evitando picos de glicemia e a fome repentina! Mas cuidado com o consumo em excesso, não devem ser consumidas como se fossem “milagrosas”, essas sementes são calóricas, a quantidade necessária dependerá da necessidade individual e objetivos dietéticos.

chia 2Saúde Intestinal, redução do colesterol e controle da glicemia

Muitos sabem que as fibras possuem papel fundamental na saúde intestinal, tanto as do tipo solúveis como insolúveis, a chia é fonte das duas, mais predominantemente, das solúveis. Por conter esses dois tipos de fibras, regulam o trânsito intestinal, evitam ou tratam prisão de ventre , protegem contra o câncer de intestino, entre outras funções.

A presença predominante de fibra solúvel faz com que ela seja também potencializadora da redução de colesterol sanguíneo, prevenindo e controlando doenças cardiovasculares, esse mecanismo se dá pela interferência da fibra solúvel na absorção da bile no intestino, as fibras aderem a bile que são liberadas através das fezes. Isso faz com que o fígado produza mais sais biliares e para isso ele precisa produzir mais colesterol, uma vez que isso ocorre, os receptores de colesterol do fígado sequestram moléculas de LDL (colesterol ruim) da corrente sanguínea, contribuindo para redução do colesterol. DICA: Não esqueçam de associar a ingestão de alimentos ricos em fibra com a ingestão de água.

A chia também é rica em ômega 3, que dentre suas funções possui propriedades cardioprotetoras, auxilia na regulação da pressão arterial, redução de triglicerídeos e prevenção de aterosclerose.

Outra propriedade da fibra solúvel é regular a glicemia (açúcar no sangue), melhorar a resistência à insulina e evitar picos de glicemia, ou seja, a chia também é uma grande aliada para aqueles que pretendem prevenir ou até mesmo controlar a Diabetes. Sem falar que ela é extremamente rica em magnésio que também auxilia na melhora da sensibilidade a insulina.

chia 3

Saúde óssea, pele e envelhecimento

Só para incentivar ainda mais o consumo desse alimento que também funciona como um suplemento de vitaminas e minerais para pele, saúde óssea e para aqueles amantes das dicas nutricionais para um envelhecimento celular cada vez mais tardio. A chia atinge essas necessidades por ser uma excelente fonte de cálcio, fósforo, proteína, potássio, magnésio, zinco, cobre, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

Como usá-la ?

Diante de tantos fatores protetores, não deixem de incluir a chia na alimentação diária, que pode ser adicionada em saladas, iogurtes, vitaminas, sucos, tortas, massas de panqueca ou de tapioca, frutas e até mesmo na água. As sementes não alteram o sabor das preparações, ainda as tornam mais crocantes. Use a criatividade, só não deixe seu organismo privado dos benefícios que esse cereal tem a oferecê-lo!!!

chia 4

Para mais informações, agende horário com a nutricionista Flávia Rocha: nutricionistaflaviarocha@hotmail.com ou pelo número (79) 99911-5724  | 3246-3474.

 

Flávia Rocha