phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src866b8fc168717a5a9cdd39c64f155176 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1433875741

Como parte da programação junina da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Biblioteca Mário Cabral promoverá, no próximo dia 18, a oficina de Cordel, que tem como objetivo, não apenas incentivar a produção literária, mas promover o entendimento dos versos cantados mais famosos do Nordeste.

De acordo com a coordenadora da unidade, Verônica Cardoso, a oficina é uma forma de propagar a literatura de cordel, mostrando que a mesma faz parte do nosso cotidiano. “Os versos do cordel falam sobre assuntos do nosso dia-a-dia. A política, as personalidades, o modo de vida, tudo é retratado pelo cordel. Então, nada mais justo que, nesse mês onde comemoramos o ápice da cultura nordestina, evidenciarmos o cordel que é tão presente em nossas vidas”, explica a coordenadora.

A oficina será ministrada pela cordelista Isabel Nascimento, que é filha de Pedro Amado Nascimento, considerado um dos maiores cordelistas do estado. Isabel escreve esse tipo de literatura desde os seis anos de idade, o ofício das rimas transmitido pelo pai resultou na criação do espaço cultural chamado “Casa de Cordel”.

A oficina será destinada a alunos do ensino médio, onde além de discutir sobre o tema, eles também aprenderão a ler o cordel. “Muita gente não sabe, mas a forma correta para ler o cordel é cantando. Então, aqui nós vamos entender como se produz, saber um pouco sobre a valorização e o reconhecimento do cordel enquanto aspecto popular e aprender a ler ou cantar o cordel” concluiu.

A Biblioteca Mário Cabral realiza constantemente atividades educativas, tendo como principal objetivo trabalhar a valorização da cultura popular. A oficina de Cordel começará às 14h, no dia 18 de junho, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Para mais informações, o interessado deverá entrar em contato pelo telefone 3214-5387, das 9h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Aracaju