O Dia do Folclore Nacional não passou em branco na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), nessa terça-feira, 22 de Agosto, data conhecida por comemorar as diversas manifestações culturais do Brasil. Alunos dos colégios estaduais Profª Ofenísia S. Freire e Vitória de Santa Maria participaram de uma roda de conversa com o cordelista Eduardo Teles e o professor João Emanuel que na ocasião relembraram a história do escritor laranjeirense João Sapateiro e explicaram a elaboração de repentes.
A diretora da Biblioteca Pública, Juciene Maria de Jesus, explica que o dia do folclore terá espaço na unidade por ser uma data culturalmente comemorativa. “Na próxima semana teremos uma programação voltada aos mestres da cultura, professores e estudantes do ensino fundamental até o superior. Serão palestras e debates com a intenção de fortalecer as manifestações populares encontradas no nosso estado”, salientou.
Amanhã, 23, irá ocorrer o Cortejo de Grupos da Cultura Popular, que sairá do Palácio Olimpio Campos em direção ao Centro Cultura Aracaju. No dia 28, acontece a abertura oficial do projeto com o lançamento do livro “Filosofia” de Raimundo Senzala, e apresentação musical de Bob Zé.
O Projeto “Cultura Popular Sergipana na Sala de Aula: Um Caminho para o Resgate da Nossa Identidade” acontecerá entre os dias 23 a 01 de setembro e a programação completa encontra-se no site da Secretaria. A Biblioteca Pública Epifânio Dória está localizada na Rua Leonardo Leite, S/N, Bairro 13 de Julho, Aracaju. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179 – 1907.
Fonte: Secult