Aprenda a fazer bolos
Mesmo os mais simples, eles têm seus segredos no modo de fazer
Simples, recheado e com cobertura, os bolos são sempre apreciados por um batalhão de fãs, que os degustam no chá da tarde ou em reuniões informais entre amigos. Sem distinção, é o único doce que testemunha todas as datas que marcam os dias mais importantes de nossas vidas: batizado, aniversário e casamento.
A execução desses bolos ? mesmo os recheados ? é simples. Mas como toda receita tem seus segredos que fazem toda diferença. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que você possui em casa todos os ingredientes necessários para a preparação da receita. Independentemente da escolha pelo tipo de bolo, comece acendendo o forno e untando a fôrma. Quase todos crescem melhor quando assados logo após a preparação. Por precaução, deixe a temperatura do forno baixa ou moderada.
Outro fator importante é quando for untar a fôrma. Dê preferência ao óleo. Além de ser mais fácil de espalhar, gruda menos na massa. Unte a mesma como de costume, mas em vez de farinha, polvilhe-a com farelo de aveia ou de trigo para adicionar fibras e textura ao bolo. Polvilhe o fundo e as laterais da fôrma por igual. Depois disso, comece o preparo da massa. Siga atentamente as instruções da receita que você escolheu. Lembre-se que cada pessoa tem um jeito diferente de cozinhar, por isso existem tantas variações de pratos da mesma receita. Se você optou por uma, vá em frente e prepare tudo como foi solicitado.
Para saber se o bolo está assado, a maneira mais fácil é fincar um palito no centro dele. Se a massa grudar é porque ainda não está pronto. O palito sairá limpo se o mesmo estiver cozido. Depois de assado, não é aconselhável desenformá-lo ainda quente por causa do calor no interior. Se fizer isso, ele poderá murchar. Siga todas essas dicas e terá sucesso com os bolos.
Agora, que tal colocar a ?mão? na massa e preparar a nossa sugestão: bolo de brigadeiro. Mas não se esqueça de seguir todos os passos. Boa sorte!
RECEITA DA SEMANA
Bolo de Brigadeiro
INGREDIENTES
MASSA DO BOLO:
*02 xícaras de farinha de trigo
*04 ovos
*02 xícaras de açúcar
*01 e ½ xícara de leite
*01 xícara de manteiga
*01 xícara de chocolate em pó
*01 colher de sopa de fermento
BRIGADEIRO DE BATEDEIRA:
*02 latas de leite condensado
*05 colheres (sopa) de margarina
*10 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
MODO DE PREPARO
1. Massa: Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar bem fofo.
2. Acrescente os ovos um a um. Coloque o chocolate, a farinha e o leite. Bata até ficar homogêneo.
3. Desligue a batedeira e misture delicadamente o fermento em pó. Leve ao forno por 35 minutos a 180° C.
4. Brigadeiro: Bata na batedeira em velocidade alta o leite condensado e a margarina por aproximadamente 10 minutos. Quando estiver bem fofo, acrescente o chocolate e bata por mais 03 minutos.
5. Assim que o bolo esfriar, corte-o ao meio e recheie. Decore como desejado e sirva gelado.
Dica: Aproveite a textura e coloque dentro de um saco de confeiteiro. Use o bico de pitanga ou de flor para decorar todo o bolo.
HARMONIZAÇÃO
Elaborado com uma impressionante seleção de vinhos reserva, envelhecidos 10 anos em média, o Graham?s tem origem portuguesa. Combina vinhos bastante antigos com outros mais jovens, originando um Tawny complexo e elegante, com o exuberante frutado que é a marca registrada da Fabricante Graham’s. Extremamente macio na boca, possui um ótimo bouquet e um longo final. Muito encorpado, com 20% de teor alcoólico, deve ser servido após a refeição.
Deliciem-se e depois conte aqui pra gente se gostaram… Espero vocês na próxima semana!
Até lá,
Osanilde Oliveira