gemeas da natação

Depois do bom desempenho masculino, é a vez das meninas da natação do Bolsa Atleta, programa desenvolvido pela Secretaria da Juventude e Esporte (Sejesp), também mostrarem seus resultados. Rayssa Santana, Sanny Marques, as gêmeas Vivian e Viviane Santos, e Fernanda Matos faturaram juntas, 14 medalhas no Troféu Norte Nordeste Walter Figueiredo, realizado de 27 a 28 de setembro em Recife.

Aos 14 anos, Rayssa foi a mais bem sucedida do grupo durante a competição. A sergipana foi ouro nos 50 e 100 m livres, nos revezamento 4×50 livre e medley e bronze nos 200 m livre. Além disso, a atleta também conquistou o melhor índice técnico entre todas as nadadoras da categoria. “Fiquei muito feliz com meu desempenho, vinha focando apenas para o brasileiro e, sem compromisso algum, consegui esses resultados”, conta.

Sanny, da mesma idade, competiu pela segunda vez no evento e viu crescer sua performance. Ao lado de Rayssa, garantiu duas medalhas de ouro no revezamento 4×50 livre e medley, além de prata nos 100 m peito, bronze nos 100 m borboleta e mais um quarto e quinto lugares. “Em 2013 eu ganhei duas medalhas. Este ano foi uma boa oportunidade, melhorei quase todos os meus tempos. Venho de um bom ritmo por conta dos treinos para o brasileiro”, fala a nadadora.

De ritmo intenso Vivian e Viviane também entendem. As gêmeas, que já conquistaram juntas este ano 12 medalhas, adicionaram em Recife mais vitórias ao agitado currículo da dupla. Vivian foi ouro nos 100 m peito e prata nos 200 medley, enquanto Viviane conquistou bronze nos 100m borboleta. “Foi bem melhor do que eu imaginava, estava treinando para as futuras competições e consegui esse bom desempenho”, comenta Vivian.

Fernanda Matos é a mais jovem entre suas colegas atletas, mesmo assim, não deixou seus 13 anos servirem de desculpa. A nadadora também foi sucesso nas piscinas ao conquistar ouro no revezamento 4×50 medley, com recorde de tempo, e bronze nos 100 m borboleta. “Foi uma competição boa, um pouco antes eu tinha ido para o Chile e acabei voltando doente. Mesmo assim, continuei treinando, não deixei de ter dedicação. O resultado me surpreendeu”, diz.

Próximos desafios

Focadas, as garotas seguem com a agenda profissional cheia. Rayssa e Sanny já viajam na próxima quarta-feira, 8, para Mococa, São Paulo, prontas para disputarem o Troféu Chico Piscina. Vivian e Viviane intensificam os treinos para o Troféu Carlos Campos Sobrinho, que acontece em Santos, em novembro, enquanto Fernanda direciona seus esforços para o Troféu Mauricio Bekenn, que será realizado também em novembro na cidade de Palhoça, Santa Catarina.

Fonte: SERCOM Aracaju