O dia de ontem foi de muita festa e alegria nos quatro cantos do Brasil com a abertura oficial da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Em Aracaju, um ?mar verde e amarelo? tomou conta das principais ruas e avenidas desde as primeiras horas do tão esperado dia 12 de junho de 2014, uma data que marcou e ficará para sempre na história do país que possui cinco campeonatos mundiais, e pela segunda vez é o país sede do maior evento desta modalidade no mundo. Considerada a ?cereja do bolo? como bem diz o ditado popular, a vitória do Brasil por 3 X 1 contra a Croácia contribuiu para que a felicidade fosse completa.
Feriado nas cidades sede, o movimento de torcedores por lá era intenso. Na capital sergipana, apesar do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju não ter decretado ponto facultativo, os servidores entraram no clima da competição e difícil foi conter a ansiedade. No centro, o movimento de clientes foi abaixo da média, conforme previsto pela Câmera dos Dirigentes Lojistas, e o que estava estampada na fisionomia dos comerciantes era o desejo de fechar as portas dos estabelecimentos e correr para frente da televisão. O lucro, símbolo de desejo empresarial, na manhã de ontem ficou para trás e difícil era encontrar alguém no calçadão das Laranjeiras e João Pessoa que não estivesse contando as horas para assistir o início do jogo.
Trabalho mesmo, quem teve foram os vendedores dos mais variados armarinhos de Aracaju. Em busca de adereços vestuários e buzinas, os torcedores corriam contra o tempo para não ficar sem as tradicionais vulvuzelas, que este ano foi proibida dentro dos estádios. Entre esses torcedores estava a funcionária pública Elizabeth Pereira que disse ter sido liberada pela própria superior para que pudesse ir ao centro da cidade. ?Ninguém não estava nem aí para o serviço hoje e minha chefa foi quem me liberou para vir aqui no centro pra comprar umas perucas, cornetas e uma camisa amarela, que por incrível que pareça não tinha nenhuma. Só tenho a agradecer a minha chefa querida, Dona Luzia?, disse.
Se no turno matutino o clima de festa estava em cada esquina, depois das 14h os aracajuanos começaram a ocupar as ruas com mesas e cadeiras. Nos bares e restaurantes, gritos de ?bora Brasil?, ?rumo ao hexa? e ?a copa é nossa?, se contradiziam com o clima unicamente romântico e harmonioso a cada Dia dos Namorados. Aliás, o romantismo também esteve presente nos bares que agruparam grande número de torcedores. Os casais apaixonados marcaram presença nos quiosques e uniram o amor familiar com o amor à seleção brasileira de futebol. Considerado por Denílson Campos como o ?12 de Junho? mais completo, ele não deixou de fazer declarações de amor à noiva Thiali Alcântara.
?O dia que eu tanto pedi a meu bom Deus. Minha noiva linda do lado e o Brasil dando um show de bola dentro de campo. A esposa que minha mãe sempre sonhou está hoje ao meu lado, e uma partida de futebol tão incrível quanto essa contra a Croácia?, afirmou. Exatamente as 15h06 foi iniciada a solenidade de abertura que contou com a participação do rapper Pitbull, a também estrela norte americana Jennifer Lopez, e a baiana Claudia Leite que cantaram juntos ao Grupo Olodum. Por 45 minutos todas as regiões brasileiras foram destacadas pelos mais de 150 dançarinos que há quatro meses estão ensaiando de forma voluntária.
O jogo ? Para quem esperava por uma partida fácil, ou tranquila para o Brasil, no primeiro tempo se enganou. Quando as duas equipes ainda estavam se estudando e a seleção anfitriã com 55% de posse de bola, aos 11 minutos um cruzamento pela esquerda acabou passando por toda a defesa brasileira e acabou com um toque sutil do lateral esquerdo Marcelo acabou no fundo da rede do goleiro Julio César, o primeiro gol contra do Brasil na história da competição. Apesar do susto, com a força da torcida o Brasil começou a reagir na partida e aos 29 minutos Neymar de longe conseguiu igualar o placar com um chute forte de fora da área.
?Esse jogo pode não ser bom para quem tem problema de coração. Aquele gol de Marcelo contra foi um golpe em todos que torcem a favor da nossa seleção. Felizmente estamos indo para o intervalo com o empate, agora é correr para reforçar a marcação e tentar passar essa bola mais para o Fred?, palpitou o psicólogo Ulisses Fontes. De volta para a etapa complementar as duas seleções estavam mais retrancadas e jogando nos contra ataques. Com 60% de posse de bola o Brasil apresentava um futebol mais cadenciado e apresentava maior perigo para a defesa adversária até que aos 26 minutos, de pênalti, Neymar desempatou.
O jogo seguiu favorável ao Brasil quando Oscar, que era motivo de desconfiança apresentou um futebol bem jogado e completou o placar com mais um gol. Felicidade na Arena Itaquera, felicidade nas ruas de Aracaju. ?Acabou o primeiro dia de copa como a gente bem sonhava. Pra mim, Oscar foi o melhor jogador da partida. Bora pra frente Brasil. Vou comemorar o resto do Dia dos Namorados?, comemorou o estudante Igor Nunes. A próxima partida da seleção brasileira será na próxima terça-feira, 17, contra a seleção do México a partir das 16h.
Por Milton Júnior (Aracaju)