Um passo importante em prol da implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) foi dado nesta terça-feira, 25, no Palácio de Despacho do Governo de Estado. Na ocasião, foi a solenidade de assinatura da rerratificação do protocolo de intenções para que o projeto seja enviado para a Assembleia Legislativa e depois as respectivas Câmaras Municipais da Grande Aracaju darem seguimento no processo.
Para o prefeito João Alves Filho, essa etapa foi um ponto importante para que o projeto dê seguimento. “Essa reunião hoje culmina, depois de uma grande caminhada, num ponto importantíssimo, que é o momento em que todos os municípios assinam e até a quinta-feira chegará à Assembleia Legislativa. A etapa seguinte é a da abertura das licitações para saber qual empresa vai explorar, pois só emresas preparadas e testadas farão um trabalho desses”, conta do prefeito.
Na ocasião João Alves ainda ressalta a importância do projeto para a população aracajuana. “Na realidade esse é um projeto que nós estamos fazendo, paulatinamente, desde que eu assumi a gestão. O objetivo é atender onde se precisa mais de transporte e que precise se locomover e todos compraram a ideia pela eficiência do transporte e, com isso, todos sentem a necessidade do projeto, pois criará várias facilidades”, declara o prefeito.
Rerratificação
A rerratificação é um processo de mudança, pois houve uma mudança no artigo de protocolo de intenções. “Tivemos a rerratificação do protocolo de intenções, porque houve uma pequena mudança no artigo deste protocolo. Então esse artigo foi corrigido e hoje nós tivemos com força da obrigatoriedade, juntamente com todos os prefeitos a assinatura daquilo que já tinha sido aprovado por eles há 60 dias. A partir de agora, vai ser enviado não só pelo Governo do Estado, por meio da Assembleia Legislativa, quanto pelas prefeituras para as câmaras de vereadores”, explica o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (Smtt), Nelson Felipe da Silva.
Para a secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Georlize Teles, hoje se caracteriza um dia histórico em prol da melhoria do transporte público de Aracaju de da região metropolitana. “No dia de hoje, nós conseguimos efetivamente firmar o protocolo de intenções com a rerratificação possibilitando a criação do consórcio para que nós possamos deflagrar a licitação para o transporte público, pois da forma que estava só podia só podíamos fazer a licitação para Aracaju e com isso desintegraríamos o sistema. A data de hoje é histórica, porque nós consolidamos o processo iniciado em janeiro de 2013 para garantir à população dos quatro municípios o direito de continuar com o sistema integrado de transporte”, conclui.
Fonte: SECOM Aracaju