Já passa de um milhão e 200 mil reais as doações feitas a campanha intitulada ?Ajude Marina?. Após receber a notícia que a pequena Marina Calasans do Nascimento Ferreira, de apenas oito meses necessitava passar por um transplante de intestino delgado, amigos e familiares decidiram criar uma corrente de solidariedade com o objetivo de arrecadar dois milhões de reais para que a recém nascida possa receber o atendimento médico no Hospital The Children?s, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo a avó materna, Natalícia Soares Correia, nesta unidade de saúde a possibilidade de sucesso no procedimento cirúrgico é de 90%, maior que qualquer hospital no Brasil. Com o valor já arrecadado, Marina já entrou na fila de espera.
Além dos sergipanos, moradores de outros estados, inclusive artistas nacionalmente conhecidos como: Ivete Sangalo, Luciano Hulk e Solange Almeida já fizeram suas contribuições. A meta do grupo responsável pela campanha solidária é que ainda de junho o valor total possa ser adquirido. Satisfeita e ao mesmo tempo impressionada com a adesão dos brasileiros ao movimento, Natalícia Soares disse que já era esperado que os aracajuanos pudessem se somar a esta missão, mas que fosse de forma gradativa. Para ela, é preciso que os gestores públicos passem a se espelhar na atitude da população para que trabalhem mais pela saúde do povo e qualifiquem o Sistema Único de Saúde (SUS).
?No fundo nós sabíamos que muita gente iria se sensibilizar com a campanha e doar qualquer quantia, mas nunca passou pela nossa cabeça que alcançaria essa proporção. Isso mostra o quanto o nosso povo é bom e de coração solidário. Era bom que no Brasil tivesse condições para tal procedimento, mas se no serviço particular não tem, imagine no SUS. Que sirva de exemplo?, disse. Ao longo dos últimos dias as doações estão sendo feitas através dos ?pedágios? realizados nas principais ruas e avenidas da capital sergipana, além da participação de empresários que doam parte do lucro para a campanha, e através de depósitos na conta corrente 17468-8, da agência 1603-9 do Banco do Brasil.
Segundo boletim médico, a criança apresenta uma síndrome no intestino ultracurto, considerado pelos especialistas que o atenderam como ?um caso raro de saúde?. Na segunda quinzena de dezembro do ano passado Marina Calasans foi internada no Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, onde passa por exames rotineiros. Caso a criança consiga passar pela cirurgia na América do Norte, presume-se que a paciente terá reais condições de vida e levar uma vida uma vida normal, assim como as demais crianças da mesma idade. Desde novembro de 2013 ela passa por vários exames em Sergipe e São Paulo. No diagnóstico foi identificado que o intestino de Marina possui cinco centímetros e isso resulta na impossibilidade de se alimentar adequadamente.
?Chegamos a um ponto de apreensão tão grande que parece que já estamos vendo nossa querida Mari de volta a Aracaju da forma que tanto sonhamos. Espero do fundo do meu coração que os dois milhões sejam alcançados. Só Deus pode saber o quanto estamos orgulhosos de cada um que contribuiu com essa ação?, pontuou em lágrimas a avó. Entre esses doadores está a empresária Nivalda Araújo que disse ter encontrado uma maneira adequada para investir no sonho de uma família. No primeiro momento ela achou que poderia ser algum truque ou manejo de pessoas más intencionadas, mas aos poucos pode avaliar a veracidade e coerência da campanha.
?Quando abrimos um jornal nos deparamos com tanto golpe que assumo ter ficado com receio, mas depois me dei conta que trata-se de uma luta responsável e que merecia meu apoio. Não medi esforços para ajudar o próximo e se por um acaso o valor demorar a alcançar a meta, eu ajudo novamente?, declarou a diretora geral do Grupo Aracajufest Empreendimentos. Recentemente uma panificação na capital aderiu a campanha e todo o valor do pão comercializado foram depositados na conta bancária. Já no próximo domingo, 25, o Hotel Del Canto, em Aracaju, estará promovendo um café da manhã a fim de reverter o lucro para a campanha. O custo da alimentação por pessoa é no valor de R$ 25.
A mobilização permanece até que os dois milhões de reais sejam contabilizados. O número da conta aqui publicada é no nome da mãe de Marina, Luiza Stella Correia Ferreira.
Fonte: Milton Júnior (Aracajufest)