Presente nos menus dos simples aos tradicionais restaurantes do país, prato pode ser saboreado em diferentes variações

Comer carne crua pode não ser normal para algumas pessoas, mas a quem ame muito se ela for servida como carpaccio. Considerado fino e exótico, o prato está presente nos cardápios dos mais refinados restaurantes do mundo – e também nos simples, mas nem por isso perde o seu glamour.
O carpaccio é um exemplo de antepasto italiano que faz sucesso não só na versão original. As famosas lâminas bem finas de carne crua ganharam o paladar dos brasileiros e caíram no gosto dos chefs de cozinha, que usam da criatividade para criar diversas versões. Hoje é possível saborear o prato em fatias de salmão, tomate, polvo, palmito, berinjela e frutas.
Para preparar um bom carpaccio, o segredo é usar ingredientes frescos, verificar principalmente a procedência da carne e dos frutos do mar – considerando que nem sempre é seguro comer esses alimentos crus – e ser hábil no corte das fatias. De preferência, use uma faca longa, fina e muito bem afiada. Há quem prefira congelar a carne para garantir o corte de fatias extremamente finas.
Depois dessas dicas, que tal receber os amigos no próximo fim de semana e servir esta delícia, acompanhado de um bom vinho? Vamos a tradicional receita de carne?
Receita da Semana
Carpaccio de Carne com Rúcula e Parmesão
INGREDIENTES
Carne:
*400 g de carne (filé ou contrafilé)
*100 g de queijo parmesão cortado em lâminas
*100 g de rúcula
Molho citronette:
*70 g de suco de limão
*100 ml de azeite de oliva extra virgem
*Sal e pimenta moída a gosto
MODO DE PREPARO
1. Antes de tudo é importante que a carne seja cortada muito fina, quase como um presunto fatiado.
2. Para o molho, coloque o suco de limão em uma tigela, acrescente o azeite, o sal e a pimenta, emulsionado tudo de preferência com um fuê.
3. Em seguida, espalhe uniformemente as folhas de rúcula e coloque as fatias de carne por cima. Sobre a carne, adicione as lâminas de queijo e por cima de tudo termine com o molho citronette. Deixe em infusão por cerca de meia hora na geladeira para que a carne pegue sabor, neste modo o limão vai cozinhar um pouco de carne também, mas se você for amante da carne crua sirva imediatamente.
4. Se quiser algo mais refinado e sofisticado, enriqueça o molho adicionando uma colher de sopa de mostarda ou maionese.
*Receita para 3 ou 4 pessoas.
Osanilde Oliveira