A manhã desta quarta-feira (4) foi de longa espera para quem procurou fazer o requerimento de alistamento, a transferência e a revisão do cadastro eleitoral no último dia do prazo para esses serviços. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), só hoje foram distribuídas mais de 950 senhas para atendimento nos cartórios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Lagarto.

Eleitores devem regularizar pendências até 4 de maio
Justiça convoca adolescentes para fazerem o alistamento eleitoral
Segundo o TRE, esses procedimentos poderiam ter sido feitos desde o início de 2015, mas muitos eleitores deixaram para a última hora.

“A campanha de alistamento, revisão ou transferência eleitoral foi intensificada desde janeiro deste ano, mas mais uma vez quem perder o prazo só poderá regularizar a situação depois das eleições municipais”, destacou a assessoria de comunicação do TRE.

Desde o começo do ano até o dia 20 do mês de abril já haviam sido realizados quase 69 mil atendimentos, o que representa um acréscimo de cerca de 120% no número em relação ao mesmo período de 2014, ano das eleições gerais.

O alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos, mas somente quem completar 16 anos até o dia da eleição (2 de outubro) pode fazer inscrição. Já a transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou o domicílio eleitoral.

Penalidades
Após o prazo de 4 de maio, o eleitor que não regularizar sua situação cadastral permanecerá com as restrições previstas no art. 7º do Código Eleitoral, tais como não poder obter passaporte e carteira de identidade, realizar empréstimo na Caixa Econômica, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e se for aprovado em concurso público não poderá ser investido ou tomar posse no cargo.

Fonte: G1 SE