cata bagulho

Já virou rotina em Aracaju a faxina de sábado para se livrar de grandes objetos que ocupam espaço e juntam sujeira no quintal ou mesmo dentro de casa. A cada semana, um bairro da capital recebe o Programa Cata Bagulho, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Neste 27 de setembro a localidade atendida é o Bairro Industrial. O resultado tem sido positivo desde a primeira ação, em julho, no bairro Grageru.

De lá pra cá, o Cata Bagulho já coletou 291 toneladas nos bairros atendidos. Foram recolhidas mais de 160 t de material orgânico e outras 122 t de entulho descartado irregularmente nas ruas dos bairros atendidos. Além de manter o ambiente limpo e livre de tanto de resíduo, mais 8 t coletadas foram de material reciclável que pôde ser aproveitado pela Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores).

As informações sobre o que pode ser descartado, como fazer o acondicionamento do lixo no dia a dia e hábitos de sustentabilidade que ajudam a preservar a natureza são passadas de porta em porta aos moradores por agentes ambientais da Emsurb nos dias que antecedem a ação do programa.

No Bairro Industrial, a cidadã Josefina Pureza ficou satisfeita com a iniciativa da empresa pública. ?Acho o programa muito importante porque muitos vizinhos jogam os móveis velhos, guarda-roupas, ali do outro lado da rua e também no terreno ali na esquina que está cheio de lixo. Acho até que moradores de outras ruas vem jogar lixo ali, porque sempre vejo caminhonetes deixando resto de móveis. Eles jogam no terreno, a prefeitura vem e limpa toda semana e no dia seguinte já tem lixo. O programa Cata Bagulho é importante e eu soube ontem que teria, vi na televisão?, afirmou ela.

O diretor de controle operacional, Humberto Santana, explica que a atuação do programa não é apenas pontual. ?Com o trabalho de educação ambiental de casa em casa levamos informação sobre sustentabilidade e despertamos a consciência de quem ainda joga lixo na rua. A ação operacional faz parte do dia a dia da Emsurb, e sabemos da importância da colaboração de todos para manter a cidade limpa?, ressaltou.

Fonte: SERCOM Aracaju